search
Texto e Fotografia: divulgação

Manter o funcionamento e, principalmente, o crescimento de uma empresa no Brasil é um grande desafio. Especialistas apontam o reforço da competitividade por meio da inovação como uma alternativa para vencer. Neste contexto, será realizado em Campinas nos dias 20 e 21 de outubro o evento InovaCampinas, com a proposta de reunir soluções em tecnologia, instalação e financiamento para empresas inovadoras.

Está confirmada a participação de mais de 50 Instituições de Ciência e Tecnologia e startups do Estado, dentre elas a da Agência de Inovação Inova Unicamp e das empresas incubadas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Tais instituições trarão o melhor em soluções e ofertas tecnológicas dispostas em uma área de exposições que também abrigará estandes dos parques científicos e tecnológicos da região e representantes de instituições de fomento, como a Fapesp e a Desenvolve SP. O foco do evento é que a empresa que busque competitividade por meio da inovação encontre uma gama de oportunidades de parceria em um mesmo lugar e de maneira ágil.

Silvia Quirós, presidente do Grupo de Líderes Empresariais Campinas (LIDE Campinas), uma das instituições apoiadoras do evento, destaca o evento como uma oportunidade. “Campinas tem inovação e tecnologia em seu DNA. Vamos consolidar a região em exemplo de criatividade, inovação e capacitação de jovens com muito talento”, acrescenta Silvia.

Para ela, manter-se competitivo no mercado não é um desafio único das empresas da região. “A única forma de sobreviver é adaptar-se à nova realidade do Brasil. Os clientes estão cada vez mais seletivos, gastando apenas com o que necessitam ou muito desejam. Assim meu conselho para as empresas driblarem esses desafios é que elas apertem os cintos, diminuam os custos e criem, juntamente com os colaboradores, um sentido de parceria para que todos vistam a camisa da instituição”.

Já o diretor titular da unidade Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Campinas), José Nunes Filho, acredita que, apesar do grande esforço de racionalização de processos, do aumento da produtividade e da redução de custos e margens, as empresas da região ainda não conseguem ser totalmente competitivas. Neste contexto, ele vê a importância do InovaCampinas para  promover interações que auxiliem na busca da competitividade. “A aproximação entre a academia e o empresariado, ou seja, o uso prático do árduo e precioso trabalho de pesquisa realizado nas universidades e nos institutos, resulta em inovação e produtividade, gerando emprego e riquezas para a RMC”.

Celso Barbosa, ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e diretor da C.A.B Consultoria, também ressalta a possibilidade de articular parcerias como fator de impacto para quem busca inovações e, consequentemente, mais competitividade. “As grandes empresas estão se abrindo e interagindo com um sistema externo, ou seja, atuando tanto com universidades, quanto com startups”, avalia.

 

Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

A 3ª edição do InovaCampinas - Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado - acontece no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e é uma iniciativa da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI). Serão dois dias repletos de oportunidades de negócios, reunindo grandes empresas, startups e instituições de pesquisa. “O InovaCampinas irá debater sobre ações estratégicas, que visam à criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento e do habitat de inovação, da criatividade e da competitividade na região de Campinas”, explica Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vice-presidente de administração e finanças da FFCI.

 

Serviço:

3º InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

20 e 21 de outubro

Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Mais informações: http://inovacampinas.org.br/

Inscreva-se gratuitamente: http://inovacampinas.org.br/#inscrevase

 

A 3º edição do InovaCampinas é realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Unicamp e conta com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da FAPESP - e da Terras de Barão Empreendimentos.

Apoiam o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a Associação Campinas Startups, a Incamp, a IMA (Informática de Municípios Associados), a ANPEI, o SindusCon e o Núcleo Softex Campinas.