Texto: Vanessa Fujihira

Fotografia: Thomaz Marostegan e Vanessa Fujihira

Oito incubadas da Unicamp, pitches de 7 minutos e cerca de 30 investidores vindos de 23 instituições de fomento do estado de São Paulo. Esta foi a fórmula do primeiro “Encontro com investidores”, organizado pela Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) com o objetivo de reunir seus empreendedores incubados com potenciais investidores, através da apresentação de seus modelos de negócios e espaço para responder as dúvidas dos presentes. O evento ocorreu na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, na Casa do Professor Visitante – Unicamp.

IMG_0311

“Esta é uma grande oportunidade para as startups apresentarem seu potencial de trabalho para investidores, afinal, para alavancar empresas é preciso investir. Além disso, o evento é primordial para mostrar ao púbico o portfólio de empresas nascentes da Unicamp e de nossas tecnologias, uma vez que muitas das incubadas são spin-offs de patentes da Universidade”, afirma o Professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova Unicamp, durante a abertura do Encontro. Logo após as boas-vindas, o gerente de investimento da Investe São Paulo, Franklin Ribeiro, expôs o Mapa SP Conecta, iniciativa pioneira para a integração do ecossistema e mapeamento das instituições paulistas ligadas à inovação, empreendedorismo e pesquisa tecnológica.

IMG_0418

Dando início às sessões de pitches, apresentaram-se as empresas Bioxthica, Cogneti-Tec, Cybox, Diletta, DSPGeo, Holi, Pangeia Biotech e Rubian, todas atualmente em processo de incubação na Incamp. Elizabeth Gurgel, uma das sócias da startup Holi, avalia o evento como de grande importância e pertinência para a etapa que a empresa está inserida. “Atualmente, estamos em fase de busca por investidores, então foi uma ótima oportunidade para apresentar o produto e torná-lo conhecido. O encontro também possibilita o networking com os investidores e a exposição, de forma aprofundada, do negócio da empresa”, conclui Elizabeth.

apresentação sala Nova york (14)

Além do forte interesse por parte das empresas, os investidores presentes também se demonstraram entusiasmo com a iniciativa. “Descobri empresas de inovação tecnológica com empreendedores determinados. É esse o perfil que a Inseed procura. Além disso, a iniciativa contou com um ambiente descontraído e uma organização perfeita”, declarou Damien Becq, investidor de venture capital da Inseed Investimentos. Já Taila Lemos, sócia da Corporate Garage, demostrou interesse de investimento nas startups e elogiou o novo formato do evento. “Tive a possibilidade de conhecer várias empresas de diferentes áreas de atuação. Em especial, ficamos interessados em três delas”, finaliza.

IMG_5278 (1)

Abaixo, é possível encontrar um descritivo sobre as empresas e informações para contato nos links:

 

Plataforma de software, que permite ao especialista mensurar os movimentos corporais durante as sessões da terapia motora e neurofuncional.

Soluções que visam melhorar a eficiência, diminuir desperdícios e agregar informação de valor no monitoramento através de IoT.

Equipamento Automático de Monitoramento e Inspeção. O AutoDrive é um veículo autoguiado para vigilância, inspeção e monitoramento de grandes áreas.

 Desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis.

Desenvolvimento de softwares para a geração de imagens sísmicas, usadas para localização e qualificação  de reservatórios de hidrocarboneto.

Linha de alimentos funcionais de snacks saudáveis para consumo nos intervalos das refeições que contribuem para o bem estar.

Empresa pioneira na terceirização de serviço de cultura de tecido e de transformação genética de plantas no Brasil.

Extratos vegetais de alta qualidade, utilizando-se de processos inovadores  e sustentáveis, como o uso da tecnologia de CO₂ supercrítico.