search
Foto colorida mostra jovem branco de camisa polo salmão e cabelos curtos castanho claro. Está sentado em mesa de escritório e mexe em computador onde aparece o logotipo da empresa Singular Seeds na tela. Fim da descrição.

A empresa incubada da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Singular Seeds, foi entrevistada pelo programa Tudo Inovação, produzido pela EPTV Campinas, com reportagem divulgada no Portal ACidade ON.

 

Os três biotecnólogos, Tiago Lopes, Thiago Félix e Caio Rosa, formados pela Universidade Federal de Alfenas, contaram sobre a experiência com a competição Desafio Unicamp, promovida pela Inova Unicamp, que estimula a criação de negócios a partir de tecnologias da Unicamp e abriu portas ao desejo de empreender a partir da incubação da empresa na Incamp.

A empresa desenvolveu uma máquina capaz de analisar sementes de grãos, tornando o processo mais rápido, barato e confiável.

"É um módulo que a gente irradia a semente com o laser, capta as imagens por um sistema de câmeras, e essas imagens em vídeo ou frames de fotos sequenciais são trabalhadas em um software. O objetivo é analisar as partes fisiológicas sem ter um manejo muito agressivo da semente, e com isso obter respostas cada vez mais confiáveis", explica Tiago Lopes.

Segundo Thiago Félix, a ideia é usar a inteligência artificial para obter resultados mais efetivos.

"A gente vai entrar neste mercado para trazer uma tecnologia mais eficiente para este trabalho que hoje é, tradicionalmente, realizado por analistas, dentro dos laboratórios das empresas".

Sobre a importância da Inova para o projeto, Caio Rosa conta que está sendo fundamental para sua concretização.

"Por sermos finalistas, tivemos muitas outras oportunidades que se abriram. Ganhamos cursos de pré-aceleração, mentorias e fizemos muitos contatos importantes com hubs de inovação na área do agronegócio".

Acesse aqui a matéria original publicada no site ACidade ON.

Conheça mais sobre a Singular Seeds.