search
Foto de sala onde estão diversos homens e mulheres sentados em cadeiras, poltronas e sofás. Eles acompanham informações projetadas numa tela branca no centro da sala retangular enquanto ouvem a apresentação de uma mulher que veste calça preta e blusa vermelha. Fim da descrição.

O evento aproxima e fortalece rede de empresas, startups e incubadas instaladas nos Parque Científico Tecnológico da Universidade.

 

Texto: Antonio Marinheiro | Foto: Ana Paula Palazi

Na manhã do dia 31 de agosto, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp promoveu o evento Connection Coffee, no auditório do Anexo, um dos seis prédios que integram esse ecossistema da Universidade. O encontro teve como objetivo proporcionar um espaço de conexão entre os empreendedores dos negócios instalados no Parque da Unicamp, para fortalecer a rede de apoio entre os participantes, garantindo a troca de experiências, o aprendizado e a promoção da geração de novas parcerias.

“O café é uma forma de aproximar as empresas do Parque e da Incubadora da Unicamp, para que se conheçam e possam criar laços de interação, se apoiar e fomentar parcerias, fortalecendo todo o ecossistema”, disse Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp.

Na abertura do café, foram apresentadas oito empresas nascentes recentemente incubadas na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp). São elas: Fornano, Plasmotech, Apexzymes, Tee Global, Singularity, DrawnID, F.Mello e Demok.

O evento também contou com a presença de Claudia Pellegrino, CEO e co-fundadora da Bistrô de Inovação, empresa que busca trazer inovação social em ambientes de moradia e trabalho; e Andressa Andrade, Head de Desenvolvimento de Negócios e Comercial da NeuralMind, empresa que desenvolve produtos e soluções para gestão de risco baseados em inteligência artificial.

Durante os pitches, Pellegrino explicou sobre diversos aspectos e desafios na formação de uma cultura empresarial, área de atuação da Bistrô da Inovação, e que se baseia na metodologia de Design de Convívio, a qual ajuda a trazer inovação ao setor imobiliário com soluções criativas e sustentabilidade nas relações. 

Em sua fala, ela abordou sobre a união dos aspectos social e digital no intuito de criar um senso de pertencimento das pessoas dentro da empresa, além disso, também comentou sobre o que significa pertencer a um espaço, expondo sobre como acelerar e estimular a sensação de pertencer.

“Hoje para formar uma comunidade, a cultura daquele lugar, é complicadíssimo sem uma parte digital, então o que a gente discute é como podemos moderar essas questões do digital e do social, trazendo uma melhor cultura local, porque nascemos para viver bem, ser feliz, conviver bem, ter bons amigos. Isso é Design de Convívio”, explica Claudia Pellegrino.

Andressa Andrade usou o espaço para contar sobre a trajetória da Neuralmind, atividades e resultados atuais, dando ênfase ao seu principal produto no mercado, o NeuralSearchX, que é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que realiza pesquisas em base de dados de empresas, permitindo que as informações resumidas e tendências sejam fornecidas de forma proativa ou interativa, gerando mais fluidez nos processos internos de análise de dados.

 Além disso, a Neuralmind, no intuito de verificar a acessibilidade e possíveis dificuldades da plataforma, buscou o feedback dos participantes sobre o seu novo produto, o Quest, que está atualmente em desenvolvimento juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“Todos os dias lidamos com documentos não estruturados onde precisamos localizar informações rapidamente. O NeuralSearch funciona com uma barra de pesquisas interna da empresa, sem links patrocinados, com um resumo das informações e uma sumarização, evitando a perda de tempo com a abertura de cada documento individualmente”, diz Andressa Andrade, Head de Desenvolvimento de Negócios e do Comercial na Neuralmind.

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é um ecossistema que conecta a pesquisa e os talentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a diversas startups e laboratórios de grandes empresas que desejam potencializar a inovação aberta em um espaço físico, dentro do maior campus da Universidade, na cidade de Campinas. Para saber quais são os prédios em operação, os espaços atualmente disponíveis e como as empresas podem firmar parcerias e se hospedar ou se incubar, acesse o site do Parque: parque.inova.unicamp.br.