Texto: Juliana Ewers

O Conselho de Startups – uma iniciativa do Unicamp Ventures em conjunto com a Agência de Inovação Inova Unicamp, e que conta com o apoio da IVP (Inova Ventures Participações) e da ACS (Associação Campinas Startups) – está com chamada aberta para o programa gratuito de mentoria que visa acelerar e desenvolver empresas de base tecnológica da Região de Campinas.

De acordo com a organização, esse é um programa de aconselhamento, no qual executivos e empreendedores de sucesso contribuem para a alavancagem de empresas de base tecnológica em estágio inicial e com alto potencial de crescimento.

Cada empresa selecionada recebe apoio estratégico, de mercado e de gestão, de acordo com suas necessidades, pelo tempo que os conselheiros acharem necessário. Durante o processo, as empresas que recebem mentoria devem apresentar resultados e passam por avaliações trimestrais.

Para Benedito Fayan, diretor da Solvian Tecnologia e um dos mentores do programa, os principais ganhos dessa mentoria estão ligados ao contato com um executivo ou empreendedor sênior que, com sua experiência, conseguirá evitar erros comuns no desenvolvimento de um novo negócio. “As maiores dificuldades estão em discutir e deixar claro a proposta de valor da empresa, como empacotar corretamente esta proposta e atingir o mercado. Por fim, é preciso ver em que condições a empresa pode escalar e ganhar volume, mantendo ou melhorando as margens”, explica.

A presidente do Unicamp Ventures, Rosana Jamal, reforça que o processo de mentoria é um dos pilares para a evolução de uma startup. “O Unicamp Ventures acredita que as startups evoluem a partir do compartilhamento de experiências. Contribuir para o programa é uma forma de retornar para o ecossistema o que um dia receberam - o que por si só já é gratificante. Além disso, ao  ajudar um empreendedor, o mentor também é exposto a novas tecnologias,  novos modelos de negócio que poderão ser usados no seu próprio dia a dia. É o que chamamos o círculo virtuoso de criação de valor para o empreendedor, para o mentor e para o ecossistema onde estão inseridos”, afirma Rosana.

Para se inscrever no Conselho de Startups, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição no site do Unicamp Ventures (http://unicampventures.com.br/).  As empresas serão então convidadas para apresentarem seu pitch diante de uma banca avaliadora, composta por organizadores e mentores. A banca selecionará os melhores projetos para o programa e designará dois mentores para cada startup selecionada.

Resultados

Em funcionamento desde 2010, 52 empresas já foram aconselhadas por 44 mentores, através do programa. Do total, 73% ainda estão abertas, 19% fecharam e 7,7% foram vendidas.

Sobre o Unicamp Ventures

O Unicamp Ventures é a rede de relacionamento formada por empreendedores que passaram pela Unicamp. Seu objetivo é fortalecer o relacionamento entre os próprios empreendedores, visando intensificar a troca de informações, promover o desenvolvimento tecnológico e a geração de inovação. Além disso, a rede potencializa a sinergia entre as empresas na busca de oportunidades de mercado, apóia e estimula programas da Universidade relacionados à criação de empresas e difunde e valoriza a contribuição tecnológica da Universidade e das empresas.