Texto: Vanessa Fujihira

Fotografia: Divulgação

A segurança de áreas industriais, shoppings, galpões logísticos e estacionamentos ganhou um reforço com a tecnologia de um robô criado pela Cybox Tecnologia, empresa do setor de automação e robótica, que desenvolveu o AutoDrive. O equipamento é um veículo autônomo autoguiado voltado para a vigilância, inspeção e monitoramento de grandes instalações. O projeto pioneiro na área de segurança industrial é destaque na programação no 3º Fórum InovaCampinas, que ocorre nos dias 20 e 21 de outubro, no Instituto de Agronômico de Campinas (IAC).

“O equipamento executa uma ronda na área externa da empresa e envia imagens de 360 graus via 3G ou WiFi ao centro de segurança”, explica o empresário Marcel Pinheiro, fundador da Cybox. Pinheiro reforça que a tecnologia possibilita o aumento da área monitorada e de número de rondas realizadas de forma mais eficiente, através de um sistema que permite configurar o trajeto previamente e também a gravação das rondas. Além disso, graças ao envio dos dados de câmera e alarmes a uma central remota ou local, o AutoDrive viabiliza ao agente de segurança monitorar todo o espaço e pontos de acesso de uma posição fixa.

No escopo do InovaCampinas - evento que reúne os principais atores do ecossistema de inovação e desenvolvimento sustentado da região de Campinas -, a Cybox estará presente no estande de exposição de startups no dia 21, no período da manhã. “Nosso objetivo é conquistar visibilidade da mídia para nosso produto que está em fase inicial de venda”, esclarece Pinheiro.

Criada em 2013 e atualmente participante do programa de incubação da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), a Cybox também apresenta em seu portfólio outros projetos e soluções de alta tecnologia na área de robótica móvel, sistemas embarcados, computadores de bordo e cidades inteligentes. Para mais informações sobre a empresa, acesse: https://www.incamp.unicamp.br/portfolio_page/cybox/

 

 

Serviço:

3º InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

20 e 21 de outubro

Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Mais informações: http://inovacampinas.org.br/

Inscreva-se gratuitamente: http://inovacampinas.org.br/#inscrevase

 

A 3º edição do InovaCampinas é realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Unicamp e conta com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da FAPESP, da Terras de Barão Empreendimentos e da Somorelate.

Apoiam o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a Associação Campinas Startups, a Incamp, a IMA (Informática de Municípios Associados), a ANPEI, o SindusCon SP, o Núcleo Softex Campinas, a Baita Aceleradora, a Innova Ventures Participações, o Movimento 100 Open Startups e a Rede Global do Empreendedorismo de Campinas.