Seis pessoas posicionadas atrás da placa da INOVA UNICAMP, sendo três mulheres e três homens, todos com roupa social. Ao fundo, o prédio da Inova. Fim da descrição.
O encontro deu continuidade à parceria institucional com visitas e apresentações do HIDS, dos projetos e instalações do Parque e da Agência de Inovação da Unicamp

Texto: Letícia Moreira | Foto: Inova Unicamp

Na última semana, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Agência de Inovações da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) receberam a visita da delegação da Universidade de Birmingham, liderada pelo Pro Vice-Chanceler Internacional Robin Mason, para conhecer o ecossistema de inovação e o complexo tecnológico dentro do campus de Campinas. O encontro deu continuidade às discussões encaminhadas na visita da Unicamp à Birmingham, em 2022.

Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de empreendedorismo e ambientes de inovação da Inova Unicamp, recepcionou os convidados em uma programação que visava promover a aproximação entre as instituições e firmar laços internacionais.

Um dos principais objetivos foi apresentar o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS Unicamp), projeto que agrega esforços para a construção de um distrito inteligente e sustentável. Os convidados conheceram também as instalações e as ações da Inova Unicamp.

Após a visita ao Prédio Anexo, que abriga startups e projetos de P&D, a comitiva se dirigiu ao Prédio LIB, que hospeda também empresas incubadas. Neste espaço, visitaram a Autocoat, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) que atua no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas para a produção de células solares, OLEDs, sensores, materiais avançados e novas formas de administração de fármacos.

Encerrando a passagem por Campinas, na quarta-feira (24) a comitiva visitou o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização de referência no Brasil que opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do Sirius, o projeto mais complexo da ciência brasileira e uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.