Publicado em ELDORADO.

O Instituto de Pesquisas ELDORADO criou uma skill da Alexa para esclarecer sobre dúvidas do Novo Coronavírus.  Feito com dados do Hospital Albert Einstein e do Ministério da Saúde, o serviço permite que usuários perguntem por voz à assistente em dispositivos como Amazon Echo, Echo Show, Echo Dot ou Smart TVs, smart speakers e fones de ouvidos com Alexa.

Segundo a gerente de P&D do Instituto Cibele Coscione, alinhar a expertise do ELDORADO a uma demanda social é fruto de satisfação. “É gratificante ter a oportunidade de contribuir com a sociedade por meio do nosso trabalho. Nosso time se empenhou muito no desenvolvimento dessa skill e esperamos que possa ser de muita ajuda para a população”, afirma.

Na skill desenvolvida em português, há uma série de ações e perguntas que o usuário pode fazer, como o posto de atendimento mais próximo, possibilidade de transmissão da doença para animais de estimação e até um autoteste com perguntas básicas que cogitam a possibilidade de a pessoa ter contraído a Covid-19.

Para ativar o autoteste, a pessoa pode dizer uma das seguintes frases: Alexa como sei se peguei a Covid-19; Alexa, como sei se tenho o coronavírus; Alexa, acho que peguei o coronavírus; Alexa, eu posso ter sido infectado com a Covid-19; Alexa, abra o autoteste para coronavírus; o que é, meu cão pode transmitir, ou quais são as melhores maneiras de evitar a Covid-19.

Confira a lista com outras questões e comandos que uma pessoa pode fazer à Alexa:

– Alexa, como sei se peguei Covid-19?

– Alexa, como sei se tenho coronavírus?

– Alexa, acho que peguei coronavírus.

– Alexa, eu posso ter sido infectado com a Covid-19.

– Alexa, abra o autoteste para coronavírus (bateria de questões sobre uma possível infecção por parte do usuário).

– Alexa, abra perguntas coronavírus (bateria de perguntas sobre a doença)

– Alexa, abra perguntas sobre coronavírus em animais domésticos.

– Alexa, abra Atendimento SUS.

– Alexa, qual o posto de saúde mais próximo?

– Alexa, qual o hospital público mais próximo?

 

A Alexa pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na linha Amazon Echo ou em outros dispositivos inteligentes compatíveis, como alto-falantes e TVs com o aplicativo integrado. Para usá-la, acesse: https://amzn.to/3blMU9Y

 

Saiu na mídia:

https://www.mobiletime.com.br/noticias/16/04/2020/skill-da-alexa-tira-duvidas-sobre-coronavirus/

https://newvoice.ai/2020/04/16/coronavirus-alexa-ajuda-a-fazer-teste-sobre-sintomas/

https://jornal140.com/2020/04/16/alexa-como-sei-se-tenho-coronavirus/

https://www.barrazine.com.br/2020/04/alexa-como-sei-se-tenho-coronavirus/#gs.4805ne