search
Grupo de nove pessoas reunidas em um ambiente corporativo, posando sorridentes para a foto em frente a um painel com a logo da empresa "EnSilica". Eles estão vestidos com trajes casuais e sociais, e parecem estar participando de um encontro ou reunião. O local tem paredes brancas e divisórias de vidro. Fim da descrição.
A EnSilica se instalou no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp após um contrato de design e produção para um cliente de sistemas de computação óptica

Texto: Redação EnSilica | Adaptação: Caroline Roxo - Inova Unicamp | Foto: Reprodução EnSilica 

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), recebe uma nova empresa em seu ecossistema de inovação com a inauguração da segunda unidade da EnSilica no Brasil. A empresa inglesa é especializada na fabricação de circuitos integrados para aplicações específicas e reforça sua presença no país com essa expansão.

Fundada em 2001, a EnSilica tem sede na região de Oxford, na Inglaterra, e já mantém uma unidade em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Agora, amplia sua atuação com a nova unidade em Campinas, integrando-se ao ecossistema de inovação do Parque da Unicamp. O espaço já conta com cinco profissionais e tem potencial para expandir para dez colaboradores. A liderança das equipes está sob responsabilidade de Julio Leão da Silva Jr., diretor de engenharia.

A segunda unidade atenderá um cliente do setor de sistemas de computação óptica e escolheu o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp devido ao potencial do setor de semicondutores na região de Campinas, o que permitiu a rápida expansão da equipe de engenharia da EnSilica na cidade.

O CEO da EnSilica, Ian Lankshear, destaca a importância da nova unidade: “Estamos muito satisfeitos em firmar este contrato com uma empresa pioneira em computação óptica. Esse acordo reforça nossas capacidades em design e fabricação e reflete a crescente demanda por cadeias de suprimentos na Europa. Além disso, a abertura do nosso segundo centro de design no Brasil demonstra nossa estratégia de expansão global para atender à crescente demanda pelos nossos serviços”.

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Essa rede de talentos impulsiona novas ideias e negócios, fortalecendo a conexão entre a academia e o mercado e facilitando a colaboração com a Unicamp.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) integra esse ecossistema por meio de seu Programa de Incubação de empresas, que oferece apoio e mentoria de profissionais, além de oportunidades de networking, por até três anos.