search
Muitas pessoas ao redor do letreiro Inova Unicamp
As empresas que compartilharam seus modelos de negócios e trajetórias empreendedoras foram a Homebook, MatchIT, Neger Telecom, Novogás Energia e Carga 24h.

Texto e fotos: Kátia Kishi

Nessa última terça-feira (14), os alunos da 57ª turma do curso de Especialização em Gestão de Negócios, contratado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC) de forma customizada para o setor de transportes, tiveram uma atividade de imersão de inovação e empreendedorismo no prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

A atividade foi composta por pitches de cinco empresas hospedadas no Parque que compartilharam suas trajetórias empreendedoras e modelos de negócios baseado em tecnologias. Segundo o professor doutor associado da FDC, Fabricio Ziviani, possibilitar que os alunos conheçam casos reais de inovação é um dos diferenciais da especialização, que é oferecida a gestores e executivos de empresas de transporte e logística de todo país e modais:

“Às vezes, fica muito restrito trabalhar o conceito de inovação somente dentro das salas de aula, especialmente quando estamos tratando de ambiente de inovação, como o que é desenvolvido aqui no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. É uma experiência complementar importante para os alunos conhecerem startups e como elas monetizam em projetos inovadores, mais ainda no formato de pitch porque ao final deste curso eles deverão apresentar seus projetos de inovação de base tecnológica a fim de propor soluções para as empresas em que trabalham”, comentou Ziviani sobre a atividade de imersão.

Muitas pessoas assistindo palestra de duas mulheresAlém dos pitches das empresas do Parque, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as atividades da Inova Unicamp em apresentação da professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova, com a gerente do Parque Mariana Zanatta Inglez e a analista de parcerias Beatriz Hargrave. Também esteve presente Bruno Moreira, CEO da Inventta Consultoria, sediada em Campinas, compartilhando a atuação de uma consultoria de inovação dentro de outras empresas.

“Foi gratificante conhecer todo ecossistema promovido pela Inova, o que nos faz entender melhor porque a Unicamp sempre está entre as melhores posições nos rankings de universidades. Também quero agradecer às startups do Parque que foram brilhantes e nos motivam e nos fazem acreditar em inovações possíveis”, agradeceu Ziviani ao final da imersão.

 

Soluções para o setor de logística de empresas do Parque Científico da Unicamp

As empresas do ecossistema que se apresentaram têm soluções que podem ser usadas no setor de logística, como as entregas em condomínios apresentadas por Alcino Vilela, fundador Homebook que atende demandas de condomínios como uma portaria robótica remota e um aplicativo de conexão entre síndicos e fornecedores. Solução similar, mas focada entre quem compra soluções de tecnologia da informação e fornecedores, foi apresentada por Rose Ramos, fundadora da MatchIT.

A Neger Telecom levou ao evento, com os engenheiros Elder Oliveira e Caique Caligari, duas soluções que podem afligir setores específicos do ramo da logística como internet móvel para áreas sem sinal e o serviço de controle de drones não autorizados, com grande mercado em presídios e aeroportos, que podem trazer danos a aviões em colisões. Jorge Vinícius Neto, fundador da Novogás Energia, apresentou soluções para reaproveitar a vinhaça, um subproduto do etanol e açúcar, para produção de biogás que pode ser utilizado no transporte interno de cana nas usinas canavieiras.

O aplicativo que facilita a oferta, contratação e rastreio de transporte de cargas da Carga 24h, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), foi apresentado em formato de vídeo aos alunos da Fundação Dom Cabral.