Texto e fotos: Daniella Orsi

Empreendendores de 9 empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) receberam consultoria de marketing realizada pelo Sebrae Campinas, na última segunda-feira, 11 de maio. Participaram da consultoria as empresas DSPGeo, GET Parking, IE2, InovaFi, KEME, Processium do Brasil, Rubian, Solstício Energia e WebContent.

A consultoria de marketing, que compreende dois encontros, faz parte de uma parceria entre a Incamp e o Sebrae Campinas, que visa capacitar os membros das empresas ligadas à Incamp através de eventos e palestras ao longo do ano.

Buscando solucionar suas dúvidas previamente levantadas em relação a negócios, o Sebrae organizou um programa de capacitação e orientação que engloba diversas áreas, como marketing, administração, jurídico e recursos humanos.

O evento desta segunda-feira contou com a presença da gestora de projetos, tecnologia e inovação do Sebrae Campinas, Carla Cozer, que apresentou o programa de capacitação para as empresas. Em seguida, a consultora de marketing Tais Fernanda Camargo Antonio introduziu questões com o objetivo de orientar os membros das empresas no planejamento estratégico de seus negócios. Perguntas e conceitos referentes ao planejamento financeiro de marketing, prospecção e estudos de mercado e organização da área de marketing foram apresentadas, bem como cases, estudos e consultas disponíveis no próprio Sebrae.

A última atividade proposta no primeiro dia da consultoria de marketing foi o preenchimento de um questionário referente ao negócio de cada empresa incubada. A partir desse mapeamento, no próximo encontro, que acontecerá no dia 21 de maio, serão apresentadas estratégias e ferramentas de marketing personalizadas para cada empresa.