Fotos e texto: Daniella Orsi

Empreendendores de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) receberam a segunda consultoria de marketing realizada pelo Sebrae Campinas, na última quinta-feira, 21 de maio. Dando continuidade ao programa de capacitação e orientação organizado por esta instituição, o evento encerrou a etapa de consultoria de marketing, que compreendeu dois encontros.

Seguindo a proposta do primeiro encontro, foram apresentadas, no segundo dia de consultoria, estratégias e ferramentas de marketing personalizadas para cada empresa. Para isso, a consultora de marketing Tais Fernanda Camargo Antonio retomou questões e conceitos através de dinâmicas com os membros das empresas e exposição de casos práticos, como os das próprias empresas incubadas.

De forma geral, foram apresentadas estratégias para atrair, conquistar e manter clientes, bem como ferramentas para os empreendedores divulgarem seus negócios, a mensagem de suas empresas e os benefícios de seus produtos de forma clara e eficiente. A consultora fez também sugestões sobre como fazer apresentações pessoais adequadas a cada ambiente profissional e sobre como divulgar sua empresa em diversos espaços.

A gestora de projetos, tecnologia e inovação do Sebrae Campinas, Carla Cozer, ressaltou também a importância das empresas organizarem seus negócios de forma a serem objetivos, buscando se aproximar de possíveis parceiros, investidores e clientes. Ela finalizou afirmando a importância de encontros como este: “Para o Sebrae é muito interessante fazer uma parceria com empreendedores como vocês, afinal vocês são o futuro. O Sebrae pode vir a ser um parceiro indireto de vocês, aproximando-os de outros negócios e da mídia”, afirma.

Dentro deste projeto de capacitação, a próxima consultoria realizada em parceria com o Sebrae Campinas acontecerá no dia 17 de junho e terá como tema as questões jurídicas de uma empresa.