search
A imagem mostra a fachada do prédio Soma do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. É possível ver um prédio espelhado ao fundo e uma pequena árvore com flores no canto direito da imagem. Fim da descrição.
Ao todo, nove negócios fundados por ex-alunos ou empresas instalados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp foram selecionados no programa PIPE, da Fapesp e do Sebrae, que visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas para levar ao mercado soluções inovadoras

 

Texto: Bruna Mozer | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

 

Nove empresas ligadas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram contempladas no programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apoia pesquisas científica e tecnológica em pequenos negócios, em especial as startups.

As nove selecionadas são consideradas empresas-filhas da Unicamp, ou seja, foram fundadas por ex-alunos da Universidade ou foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp ou são empresas spin-offs acadêmicas da Universidade.

Entre elas, há empresas que compõem o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp. Tratam-se das startups Novogas Energia e NeuralMind, das incubadas na Incamp Autocoat e Bioprocess Improvement e da graduada na Incamp Rubian Extratos.

Outras quatro empresas-filhas também foram contempladas: BioinFood, GoBots, Onkos Diagnósticos Moleculares e Kasco Tecnologia.

As empresas aprovadas estão inseridas no edital Fase 3 do PIPE, em que são contemplados projetos voltados à pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras e à introdução delas no mercado.

São projetos que preveem processos de validação tecnológica junto ao cliente associada a oportunidades de mercado e que estejam em áreas estratégicas como agronegócio, soluções portuárias, saúde, energia, automotiva, farmacêutica e alimentos e tecnologias relacionadas à indústria 4.0 etc.

Além do suporte financeiro, o PIPE também promove o desenvolvimento empresarial dos profissionais vinculados ao projeto aprovado. O programa contemplou propostas de até R$ 500 mil enviadas por empresas do Estado de São Paulo. O total disponível é de R$ 20 milhões.

Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Agência de Inovação Inova Unicamp, afirma que o número de empresas ligadas à Universidade e contempladas no edital mostra o potencial da instituição no fomento de soluções inovadoras para o mercado.

“O PIPE permite transformar o conhecimento em produto que possa ser, de fato, utilizado pela sociedade. Dessa forma, a proximidade da Unicamp com essas empresas inovadoras potencializa ainda mais essas oportunidades de se fazer inovação e levar soluções relevantes para as pessoas”, afirmou.

Para a coordenadora, a seleção de projetos na Fase 3 do PIPE demonstra também como as empresas que possuem vínculo com a Universidade estão amadurecidas como negócio e possuem grande capacidade de contribuir com a geração da inovação no país.

 

 

Conheça as empresas do Parque Científico da Unicamp contempladas no edital:

 

NovoGas Energia

A NovoGas é uma empresa-filha da Unicamp e tem foco em biogás, especialmente de subprodutos do setor sucroenergético e resíduos agroindustriais. É pioneira na produção do biogás de vinhaça, responsável pela implantação e operação deste projeto em escala industrial. Atua em toda a cadeia de valor do biogás para reduzir a complexidade do projeto, compra, instalação, operação e manutenção de plantas completas de biogás, diminuindo riscos e aumentando a rentabilidade dos projetos.

 

Bioprocess  Improvement

A Bioprocess Improvement é uma startup, empresa-filha da Unicamp e graduada pela Incamp. Foi  fundada em 2018 e é focada em processos biotecnológicos industriais (bioprocessos) e possui atuação global. Desenvolve projetos do tipo Plataforma (aplicável em diferentes setores produtivos), inovadores e disruptivos desde a sua concepção até a sua implementação. A equipe é composta por profissionais altamente qualificados (PhDs) com larga experiência em gestão de inovação, melhorias de processos e construção de unidades industriais em empresas líderes de mercado.

 

NeuralMind

A NeuralMind é uma empresa-filha da Unicamp e startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Atua com pesquisa e inovação com o objetivo de levar ao mercado soluções efetivas e eficientes por meio da  Inteligência Artificial. Para isso, desenvolve produtos para Gestão de Risco na transação de empresas com seus stakeholders e automatiza operações como onboarding digital de clientes. Também realiza análise de crédito e qualificação de terceiros (que requerem análise de muitos documentos e processos de cadastramento de clientes) e diligência de fornecedores ou parceiros.

 

Autocoat

Startup de base tecnológica, criada em 2020 e que atualmente está incubada no programa da  Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). A empresa é líder no desenvolvimento de soluções de escala laboratorial customizáveis e processos de deposição de filmes finos baseados na técnica de Blade Coating. Por meio das soluções desenvolvidas por especialistas e pesquisadores com mais de 20 anos de experiência, contribui para que pesquisadores, cientistas e empresas produzam com mais praticidade, eficiência e inovação.

 

Rubian Extratos

A Rubian Extratos é uma spin-off e empresa-filha da Unicamp graduada pela Incamp. Iniciou suas atividades em 2015 com o propósito de desenvolver e produzir extratos vegetais ricos em bioativos, focados em segurança, eficácia e transparência. A empresa utiliza materiais e insumos de origem controlada e processos limpos e sustentáveis, como a tecnologia de fluidos pressurizados. Atualmente trabalha no processo de escalonamento de uma planta piloto para quantidades industriais.

 

Empresas-filhas da Unicamp contempladas no edital:

 

BioinFood

Fundada em 2018, a BioinFood é uma empresa-filha da Unicamp e formada por especialistas em genética e em processos fermentativos, com longa experiência no desenvolvimento de bebidas e de leveduras comerciais. A empresa visa inovar com a indústria, explorando características funcionais, nutricionais, sensoriais e tecnológicas naturais das leveduras para cocriar produtos e processos.

 

GoBots

A GoBots, empresa-filha da Unicamp, busca tornar acessível a todos os e-commerces o uso de tecnologias complexas como Inteligência Artificial. Para isso, desenvolve Inteligência Artificial para empresas do Brasil e América Latina otimizar a experiência de seus consumidores online. A solução da GoBots atua em diversos marketplaces e e-commerces próprios com técnicas avançadas de NPL e NLU.

 

Onkos Diagnósticos Moleculares

A Onkons é uma startup, empresa-filha da Unicamp, totalmente dedicada ao desenvolvimento de diagnósticos moleculares para oncologia. O objetivo é oferecer solução objetiva de incertezas diagnósticas, visando diminuir cirurgias, procedimentos e terapias desnecessárias. Para isso, entrega respostas que dão apoio prático à tomada de decisão, proporcionando melhor manejo clínico e melhorando a qualidade de vida do paciente oncológico. Os exames são desenvolvidos a partir de uma plataforma tecnológica proprietária chamada de Gene Expression Profiling, que une o conhecimento de técnicas de Biologia Molecular com Inteligência Artificial.

 

​Kasco Tecnologia

A Kasco P&D em Tecnologia é um empresa-filha da Unicamp desde 2015 e focada no desenvolvimento de hardware e software inovadores para comunicações digitais, processamento de imagem, inteligência artificial e sistemas de monitoramento e gestão. Atualmente possui produtos maduros nas áreas de telecomunicação, como: comunicadores por proximidade via GSM, micro antenas, probes e medidores de sinais para TV Digital, Estações Multicanal SBTVD 8x e 16x e IoT (Internet das Coisas).

 

 

Saiba mais sobre o Parque Científico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp, como a Neger Telecom - e startups.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.