Texto e foto: Bianca Ribeiro

Na última quarta-feira, 8 de outubro, foi realizado mais uma edição dos Fóruns Permanentes, organizados pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). Estes eventos, organizados desde 2003, têm como objetivo propiciar o intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições.
O tema deste último Fórum foi Lean Healthcare: inovação e gestão na saúde. No período da tarde, Cristiano Novack, estudante do 5° ano de medicina na Unicamp e sócio da Flemin, empresa incubada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), participou de uma mesa de debate sobre tecnologias voltadas para a saúde.
Cristiano iniciou sua palestra apresentando a situação da saúde no mundo. A partir disso, explicou quais seriam as vantagens de se implantar um bom sistema de prontuário eletrônico nos hospitais das redes pública e privada. Deu sequência apresentando a empresa e alguns de seus aplicativos já publicados, como o Carb & Calc, que ajuda usuários com diabetes a contar as calorias consumidas e o quanto de insulina deverão tomar.
Terminou sua fala apresentando o estado em que se encontra a empresa atualmente. De acordo com Cristiano, a ambição da Flemin agora é a criação de um modelo de prontuário eletrônico mais enxuto, para ser testado em clínicas médicas.