search
Instituição promoveu atividades de imersão com empresas hospedadas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

 

Texto: Redação Inova Unicamp | Foto: Kátia Kishi

 

O Ranking de Educação Executiva do Financial Times elegeu, em 2023, a Fundação Dom Cabral (FDC) como a sétima melhor escola de negócios do mundo, subindo duas posições em relação ao ano anterior.

O resultado é composto pela percepção de participantes e clientes sobre dois tipos de programas: especializados, criados de forma customizada para empresas; e abertos, oferecidos ao público geral, em variados temas da gestão e de negócios. Em “customizados”, a FDC ficou na 11ª colocação; em “abertos”, em 7ª.

Os principais critérios de avaliação envolvem preparação do programa; formato de curso; corpo docente; métodos de ensino e materiais didáticos; novas competências e aprendizagem; objetivos alcançados; custo-benefício; entre outros. A escola também responde sobre clientes internacionais; programas no exterior; crescimento em receitas; entre outras questões.

Com este resultado, a Instituição, que mantem atividades em conjunto com a Agência de Inovação da Unicamp, corrobora a sua posição de destaque, em nível internacional, no que tange às experiências de aprendizagens transformadoras, à inovação e, também, ao papel no fomento ao progresso social.

Recorrentemente, a FDC proporciona, aos seus alunos, o constante aprendizado, aliado ao empreendedorismo e à inovação. Uma de suas iniciativas nesta direção envolveu estudantes da 57ª turma do curso de Especialização em Gestão de Negócios, que realizaram uma atividade de imersão de inovação e empreendedorismo no prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O curso foi desenvolvido pela Fundação Dom Cabral de forma customizada para o setor de transportes, atendendo a demandas específicas de mercado, e contratado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL), com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Na ocasião, os participantes conheceram casos reais de inovação, por meio de pitches de cinco empresas hospedadas no Parque da Unicamp, que compartilharam suas trajetórias empreendedoras e modelos de negócios baseados em tecnologias. Assim, puderam entender como as startups monetizam em projetos inovadores. Também foi possível compartilhar conhecimentos e experiências e conhecer as atividades realizadas pela Inova Unicamp em suas frentes de atuação – da conexão entre pesquisa e mercado ao apoio à propriedade intelectual e à vivência empreendedora, bem como formações e prêmios. Detalhes sobre a imersão podem ser conferidos em matéria, disponível no site do Parque.

“A colocação em sétimo lugar da Fundação Dom Cabral no Ranking de Educação Executiva do Financial Times só comprova a sua excelência no desenvolvimento de executivos e organizações, por meio de uma educação transformadora e de uma adaptabilidade de mercado. Parcerias como a da FDC com o Parque Científico da Unicamp nos mostram que estamos no caminho certo, com benefícios que vão desde manter colaboração e sinergia mútuas entre as instituições, até o fomento de ações de inovação e empreendedorismo visando ao desenvolvimento socioeconômico de nosso País”, registra Ana Frattini, diretora-executiva da Inova.

A lista completa do Ranking pode ser acessada em seu site.