Texto: Juliana Ewers
A Tech Chrom, graduada da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), é uma das três finalistas do prêmio de Inovação Tecnológica da ANP (Agência Nacional do Petróleo), na categoria “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora em colaboração com empresa petrolífera”. Eles concorrem com o “Fotômetro para teste de qualidade de combustível”, um produto Tech Chrom, com licenciamento de uma tecnologia da Unicamp e que é fornecido atualmente à Petrobras. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 28 de novembro.
De acordo com a ANP, são avaliados os seguintes critérios: patente, se a inovação tem depósito de patente ou patente concedida, se esta é nacional ou internacional, se é patente de invenção ou modelo de utilidade; cláusula de P&D, se houve aporte de recursos da Cláusula de P&D para o desenvolvimento da inovação; conteúdo local, índice de conteúdo local do projeto concorrente; e aplicação e impactos na indústria, benefícios da aplicação da inovação e impactos para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
Pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp desenvolveram um fotômetro analisador de combustível, tecnologia que é capaz de determinar do teor de etanol em álcool e gasolina, fazendo assim a verificação do combustível. A pesquisa do IQ que deu origem ao produto foi conduzida pelo professor Jarbas Rohwedder e o aluno Ismael Pereira, econtou também com a participação dos professores Célio Pasquini e Ivo Milton Raimundo Junior. O produto final da Tech Chrom é resultado do licenciamento da tecnologia desenvolvida na Unicamp.
"Com o fotômetro, é possível identificar adulterações no produto a tempo de coletar uma amostra de contra prova para análise completa em laboratório”, explica o diretor e sócio da Tech Chrom, Valter Matos.
Para se chegar ao produto que é comercializado hoje, a Tech Chrom contou com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), ao participar do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresa) Etapa 2, e mais uma vez da Fapesp, só que nesta etapa 3 do PIPE, contanto ainda com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). - See more at: http://www.inova.unicamp.br/noticia/3331#sthash.5aeP55IF.dpuf