Por Juliana Ewers

Depois de um ano e sete meses de muito trabalho e aprendizado na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), a empresa Holi Nutrition completou seu processo de incubação, graduou-se e se prepara agora para entrar oficialmente no mercado brasileiro, em março de 2018, com o suporte da Cepêra Alimentos, uma indústria paulista com know-how de 70 anos no mercado de alimentos e que investirá capital na empresa a partir do ano que vem.

De acordo com Maurílio Santos Júnior, sócio-fundador da Holi Nutrition  ao lado de Elisabete Gurgel, o contato com os investidores se deu a partir de networking dos sócios com membros do Departamento de Agronegócios da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Com o investimento, está previsto o seguinte plano de ação: investimento pré-seed, para testar o mercado de São Paulo; um investimento pós-seed, que terá o intuito de escalar a empresa; e, tendo sucesso, será expandido ao mercado nacional. O aporte começa em janeiro de 2018.

O produto da Holi Nutrition é um “Lanche Inteligente”, creme de frutas com pedaços, contendo vitaminas, minerais, fibras, ômega 3 e colágeno, criado com o intuito de: ser um lanche saudável saboroso, ajudar a retardar as rugas e manchas faciais, fortalecer cabelos e unhas a partir de 60 dias, consumindo um produto por dia, promovendo uma longevidade saudável, por meio da alimentação.

“Foi positivo o processo de incubação na Incamp. Construímos um networking científico na Universidade, que nos possibilitou testar a formulação do nosso produto em alto nível de análise de pele facial. O nome ‘Unicamp’ é renomado no mercado, fortalecendo a qualidade do nosso produto e dos testes realizados, comprovando sua eficácia”, avalia Santos Júnior.

Segundo os empreendedores, as contribuições da Incamp não se limitaram ao modelo de negócio, mas também desenvolveram a mentalidade empreendedora de ambos. “Viver o cotidiano da universidade foi importante para nos posicionarmos como uma empresa de base tecnológica sólida, por estarmos incubados na Unicamp, com muito acesso às pesquisas. Tivemos vivências da dificuldade de se obter financiamento e investimento privado no Brasil. E a persistência e a resiliência são as características mais importantes nesse momento. Porque as dificuldades são muitas, mas temos que seguir em frente”, relata Elisabete.

Em março de 2018, a Holi Nutrition entra oficialmente no mercado brasileiro, realizando um teste de mercado até setembro na cidade de São Paulo, em 25 pontos de venda e com e-commerce. Após esse período, os empreendedores seguem para escalar a empresa a nível nacional, lançando novas linhas a cada seis meses. “Nesse período, estaremos nos preparando também para entrar no mercado americano nos próximos dois anos”, afirma Santos Júnior, lembrando que a Cepêra Alimentos já exporta para os Estados Unidos.

Os planos para o futuro, segundo o sócio Maurílio, são: “a Holi se internacionalizar no mercado americano e europeu. E ser reconhecida, em até 5 anos, como um movimento pela longevidade saudável, que inspira pessoas melhores para o mundo, oferecendo bem-estar através da alimentação saudável e a cultura da convivência e amor”, finaliza.