Foto colorida dos premiados e autoridades no palco do hotel Nacional Inn em Campinas. Fim da descrição.

Foto: Alessandro Torres

A S Cosméticos do Bem, empresa-filha da Unicamp que se graduou no programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), foi premiada no 16º Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/ Sanasa de 2022, uma parceria entre a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). A cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (22) no hotel Nacional Inn, em Campinas.

A proposta de valor da empresa na produção de cosméticos que impactam positivamente no meio ambiente recebeu a premiação prata na categoria Empresa. Em 2022, a empresa-filha da Unicamp já havia sido premiada com o Selo iImpact 2022, reconhecimento concedido a startups que geram impacto socioambiental positivo na América Latina promovido pela Innovation Latam e Fundação Dom Cabral.

A S Cosméticos do Bem usa uma tecnologia de extração por fluido supercrítico, desenvolvida na Unicamp e licenciada para a empresa com apoio da Inova Unicamp. Os processos aplicados emitem menos de 2% de carbono para o meio ambiente e se preocupam com toda cadeia produtiva. A matéria-prima vegetal utilizada é rastreada e os resíduos de extração são reaproveitados integralmente.

No total, nove iniciativas que têm o objetivo de proteger o meio ambiente e desenvolver soluções sustentáveis foram premiadas no Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/ Sanasa de 2022. Foram três projetos escolhidos em cada categoria: Empresa, Poder Público e Voluntários. As premiações foram classificadas em Ouro, para as iniciativas que mais geraram impacto, Prata e Bronze. Todos os nove escolhidos tiveram as suas histórias contadas por meio de reportagens no Correio Popular.

A Unicamp também recebeu o Bronze na categoria Poder Público com o projeto Campus Sustentável, que engloba ações para a preservação do meio ambiente.

Outros premiados

Na categoria Empresa, o ouro ficou com o Parque Corporativo Bresco Viracopos. O centro, que conta com diversas empresas, produz a própria energia, possui estação de tratamento de esgoto e reuso de água, coleta seletiva de lixo e até mesmo serviços de jardinagem com uma horta para os trabalhadores. E o CPQD levou o bronze, com soluções de alta tecnologia utilizadas em projetos de redução de consumo de água, maior eficiência energética, entre outros.

A Prefeitura de Nova Odessa teve a melhor iniciativa sustentável na categoria Poder Público, com um programa de uso de energia limpa e renovável que tem a intenção de gerar energia solar para o Hospital e Maternidade Municipal (HMNO) e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Prefeitura de Valinhos foi contemplada com a prata na categoria Poder Público pela ação de recolher embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais do município.

Por fim, na categoria Voluntários, venceu "A mulher que poliniza saberes seguindo o exemplo das abelhas", da empresa Zum Zum Verde, criada pela zootecnista Carina Abreu. A empresa é voltada a ações educativas que incentivam a transição para uma vida mais simples e sustentável, com a preservação das abelhas sem ferrão. Em Campinas, a iniciativa contempla ao menos seis escolas públicas, uma particular e diversas empresas.

Entre os voluntários, também destacaram-se como Prata e Bronze na categoria, o sítio "Flor da Lua", o primeiro cultivo de café orgânico da cidade, em sistema agroflorestal, nas serras do distrito de Sousas, e o Projeto Gente Nova (Progen), do bairro Satélite Íris, que já plantou mais de 80 árvores na região por meio de um projeto de educação ambiental para a comunidade.

Texto adaptado de Correio Popular.