Texto: Daniella Orsi

Fotos: Gabriela Gonçalves

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) participou da primeira edição da Software Experience 2015, feira de softwares que busca reunir os criadores e desenvolvedores dos programas de computador registrados em nome da Unicamp com investidores da área de Tecnologia de Informação (TI) e representantes de empresas do segmento. Outra área da Agência de Inovação Inova Unicamp que, com o intuito de atender o público com relação a licenciamentos dos softwares ali expostos, esteve presente no evento foi o setor de parcerias e transferência de tecnologias.

O coordenador da Incamp Walter Wascheck Neto pôde sanar eventuais dúvidas dos participantes da feira em relação à Incamp e ao processo de incubação na Unicamp. “Durante o evento, vários empreendedores em potencial procuraram o stand da Incamp para tirar dúvidas relacionadas ao processo de incubação. O interesse, na maioria das vezes, era de ser incubado na Incamp para manter o relacionamento com a Universidade e com seus laboratórios, além de poder conviver num ambiente cercado por empreendedores e start-ups.”, comentou Neto.

Durante o evento, o estande da Incamp recebeu a visita de uma comitiva do Paraná, onde estiveram presentes representantes do SEBRAE-Paraná e do Centro Incubador Tecnológico de Cascavel. Em conjunto, realizaram uma reunião que discutiu diversas questões relacionadas à experiência da Incamp e as suas ações de sensibilização do ecossistema empreendedor da Unicamp. Segundo Carla Eliza Pontes Cozer, representante do Sebrae-Campinas, que trouxe a comitiva à Unicamp, "O grupo saiu inspirado de Campinas".

A feira, que contou ainda com uma competição entre os softwares apresentados no evento por um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software, teve a gerente da Incamp e diretora de parcerias da Inova, Iara Ferreira, como uma das avaliadoras da iniciativa. “Todos estavam muito bem preparados e conseguiram traduzir bem a aplicação de cada software para o mercado”, comentou Iara.