Texto e fotos: Daniella Orsi

Membros de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) participaram, na última terça feira, dia 9 de junho, de um novo encontro de Peer Mentoring, oferecido pela  própria Incamp.

O evento consiste na apresentação dos modelos de negócios adotados por cada empresa, seguido pelo feedback tanto de outros empreendedores quanto dos mentores e gestores ligados à Incubadora. Por meio de falas de até quinze minutos, cada empreendedor deve realizar um diagnóstico de sua situação empresarial atual, levantando problemas e soluções eventualmente encontradas e recebendo sugestões daqueles presentes.

Nesse sentido, a interação é ferramenta útil, pois permite a troca de experiências. “As empresas com menos expêriencia conseguem expor suas dificuldades práticas e, na maioria das vezes, conseguem conselhos das mais experientes, que já superaram esses problemas. O interessante é notar que, após esses encontros, várias ações que antes não estavam planejadas pelas empresas, são traçadas e passam a fazer parte do planejamento delas.”, comentou Walter Wascheck Neto, coordenador da Incubadora. 

O Peer Mentoring funciona também como instrumento de acompanhamento do andamento das mentorias, já que em cada sessão os empreendedores devem atentar para apresentar resultados e avanços em relação às semana anteriores. Dessa forma, o evento permite indentificar possíveis necessidades na continuidade do processo de incubação.