Texto e fotos: Daniella Orsi

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) recebeu na última quinta-feira, dia 7 de maio, trinta e um alunos e dois professores do primeiro período do curso de Engenharia da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, câmpus Poços de Caldas (IFSULDEMINAS). Segundo os professores Yull Heilordt Henao Roa e Rodrigo Lício Ortolan, que ministram a disciplina de Introdução à Engenharia de Computação, o objetivo da visita é apresentar aos alunos os possíveis campos de atuação dos profissionais formados no curso, como o empreendedorismo. “Essa visita é para mostrar o mercado de trabalho para eles”, disse Ortolan.

Após a recepção do grupo, a gerente da Incamp Iara Ferreira realizou uma breve apresentação, na qual introduziu o conceito de empreendedorismo, apresentou a Incubadora e suas empresas, bem como seus cases de sucesso. Iara finalizou sua fala convidando os alunos a participarem futuramente dos processos seletivos da Incubadora - que atualmente são de fluxo contínuo -, afirmando que a Incamp procura profissionais que tenham tanto vontade de empreender quanto boa formação. “Se um dia vocês pensarem em um processo de incubação, pensem em nós”, disse.

Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das empresas ligadas à Incamp. Membros das empresas Diletta, SITCom, InReservoir, LeanLife, Processium e Solstício Energia receberam o grupo em suas sedes e relataram suas experiências pessoais e profissionais ligadas ao empreendedorismo e ao processo de incubação, assim como as empresas foram formadas e os produtos e mercados de atuação de cada uma delas. Alunos e professores puderam trocar contato com membros das empresas visitadas e sanar dúvidas e curiosidades.