Texto: Carolina Octaviano

Profissionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estarão, no próximo dia 6 de maio, na Inova, para apresentar o BNDES Soluções Tecnológicas e tirar dúvidas, individualmente, de empreendedores e membros de empresas incubadas e graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). As consultorias serão realizadas individualmente e com duração de 30 minutos cada, sendo agendadas por colaboradores da própria Incubadora.

O BNDES Soluções Tecnológicas é uma linha de financiamento às empresas de qualquer porte, região e setor do país, que desejem adquirir soluções tecnológicas ofertadas por universidades e centros ou instituições de base tecnológica. Ele é voltado para o financiamento de tecnologia, visando à atividade de fornecimento das tecnologias amparadas ou não pelo direito de patente. Vale salientar que, no caso de tecnologias patenteadas, o BNDES apenas financia contratos não exclusivos de licenciamento.

Entende-se por soluções tecnológicas os serviços de aplicação de uma tecnologia orientados a satisfazer as necessidades de criação/modificação de produto ou processo de produção na instituição demandante, na qual a parte tomadora do financiamento serão as empresas que pretendem adquirir as soluções tecnológicas, enquanto as instituições fornecedoras serão a parte recebedora dos recursos do financiamento. Para operacionalizar o produto, os fornecedores de tecnologia, assim como o portfólio das soluções tecnológicas, deverão estar credenciados no BNDES.

Para estar apta a receber o financiamento do BNDES, a tecnologia deverá: estar disponível para aplicação imediata – ou seja, estar pronta para ser utilizada no mercado -; e apresentar nível de adaptação às características do produto ou processo do solicitante da solução tecnológica, devendo ser adaptada para as necessidades de cada cliente, no caso de uma mesma tecnologia. Já a instituição compradora da solução tecnológica deve ser capaz de operar a tecnologia recebida, devendo possuir autonomia acerca da fabricação do produto ou operacionalização do processo de produção.

Programação
10h às 12h:- atendimento das 5 empresas do período da manhã
12h às 13h:– pausa para almoço
13h às 16h30:- atendimento das 5 empresas do período da tarde