Foto de evento de apresentação da Inova. Mulher em pé com microfone apresenta um slide projeto e oito pessoas, de costas, sentadas, assistem. Fim da descrição.

A Inova Unicamp convida estudantes participantes do Programa Refúgio Acadêmico para evento presencial sobre empreendedorismo e inovação na Universidade

Texto: Brener Pompêo e Letícia Moreira | Foto: Brener Pompêo

Nesta semana (31/05), foi realizada uma apresentação institucional da Agência de Inovação da Unicamp no prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O objetivo do encontro foi apresentar as atividades da Inova aos membros do Programa de Refúgio Acadêmico – voltado para o acolhimento acadêmico e humanitário de professores, pesquisadores e estudantes provenientes de regiões conflagradas do planeta – e demonstrar como eles podem se beneficiar dos serviços oferecidos pela Inova Unicamp, como a proteção da propriedade intelectual e interação com o ecossistema de empresas-filhas e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

O evento foi impulsionado pela Inova Unicamp e conduzido por Marina da Silva, gerente de inovação e administração  da Inova, e apoiado pela antropóloga Denise Monzani, pesquisadora associada do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/IFCH/Unicamp), colaboradora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/Unicamp), e coordenadora do Programa de Refúgio Acadêmico pela ONG Panahgah. O Programa vem sendo desenvolvido como uma parceria entre estes 3 entes, com base no processo de ingresso facilitado que a universidade oferece a refugiados, solicitantes de asilo e migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro.

A palestra teve início com as boas-vindas de Ana Frattini, diretora executiva da Inova Unicamp. Na sequência, a supervisora de comunicação da Inova Unicamp, Kátia Kishi, apresentou a Agência, destacando seu compromisso em promover a cultura do empreendedorismo e inovação na Universidade, além de ressaltar os resultados positivos alcançados. Kishi também abordou as atividades do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp ( Incamp), ambos sob gestão da Inova,  e o relacionamento com as empresas-filhas da Unicamp.

Refúgio Acadêmico da Unicamp

De acordo com a antropóloga, "o diálogo entre a Cátedra e a Inova já estava em andamento, sendo conduzido por Marina da Silva e pela professora Ana Carolina Maciel, presidente da Cátedra. Elas perceberam as oportunidades dessa aproximação. O vínculo dos estudantes e pesquisadores refugiados com a Unicamp é o mesmo que o dos nacionais, mas eles enfrentam desafios específicos relacionados à sua condição. Eles vêm de contextos complexos, envolvendo guerras, conflitos, perseguições políticas, e quando chegam aqui, têm que enfrentar a barreira linguística e diversos outros desafios".

A pesquisadora enfatizou a importância de compreender as necessidades desses estudantes e encontrar formas de colaborar para atendê-las. Segundo Monzani, "o assunto que mais preocupa os refugiados é a empregabilidade. Nós estamos mantendo um diálogo importante com esses alunos e a principal necessidade que identificamos é a garantia da capacidade de permanência e de conclusão da formação acadêmica, seja em cursos de graduação ou pós-graduação".

Nesse contexto, a Inova Unicamp atua como ponte entre o conhecimento gerado na Universidade e sua aplicabilidade social, especialmente no mercado de trabalho. Conforme a antropóloga ressaltou, "A Agência de Inovação da Unicamp pode oferecer suporte à comunidade acadêmica como um todo, incluindo esses estudantes e pesquisadores provenientes de contextos tão desafiadores, que trazem consigo, devido a origens e trajetórias diversas, novos olhares e novos conhecimentos. Eles têm um potencial enorme para contribuir significativamente com a cultura, a ciência, e com a sociedade brasileira".

Quando questionada sobre o encontro, Denise expressou sua satisfação com a calorosa recepção, afirmando que "O encontro de hoje foi uma abertura para conhecer melhor a Inova Unicamp e explorar as possibilidades de estabelecer parcerias positivas num horizonte próximo".

Possibilidade empreendedora

E.J., imigrante angolano, engenheiro civil formado pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e atualmente pós-graduando em Saneamento e Ambiente, na Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, enfatiza que o encontro foi extremamente valioso para o desenvolvimento de sua carreira profissional. O engenheiro enxerga o empreendedorismo como uma ferramenta eficaz para abordar e solucionar problemas sociais.

“Angola ainda enfrenta um desafio histórico em relação à distribuição e ao acesso aos serviços básicos de saneamento. A falta de acesso a esses serviços têm um impacto negativo na saúde pública, especialmente nas comunidades periféricas", explica o imigrante.

A apresentação liderada pela Inova Unicamp e pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp proporcionou a Eusébio ideias estimulantes que o inspiraram a pensar em gerar inovação e resolver problemas em sua área de especialização em seu país de origem.