Texto: Kátia Kishi | Foto: João Ricardo Luiz (RTV Unicamp)

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, atualiza o edital de fluxo contínuo com novas condições para ocupação do Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB) por empresas e startups que firmarem parcerias de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Universidade na temática dos biocombustíveis. O edital e demais documentos para o envio de propostas está disponível no site do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Entre as possibilidades de ocupação, o LIB disponibiliza salas de escritório, laboratórios de 27,65m² ou 65m² independentes, mas com a possibilidade de integração, além do grande diferencial de área destinada para instalação de planta piloto com equipamentos de grande porte em um pé direito triplo de 104 m².

“A Unicamp é referência nacional em pesquisas na área de biocombustíveis, com grupos de pesquisa interdisciplinares que podem colaborar na inovação de processos ou produtos das empresas. Nesse sentido, o LIB vem para colaborar na área de P&D em biocombustíveis, com as vantagens de ter essa interação com a Unicamp, a facilidade de contratação de recursos humanos especializados como os alunos da Universidade e de estar em uma localização estratégica no estado de São Paulo, como a cidade de Campinas”, reforça a gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Mariana Zanatta, sobre os diferenciais do LIB.

Zanatta também explicou que as empresas interessadas podem ocupar a área total do prédio ou salas e laboratórios separados. Os projetos devem contemplar pelo menos uma das seguintes linhas de pesquisa:

1. a) Biotecnologia de plantas e leveduras;
  2. b) Hidrólise de biomassa;
  3. c) Fermentação;
  4. d) Destilação;
  5. e) Produção de hidrogênio a partir de etanol;
  6. f) Produção eficiente de biodiesel;
  7. g) Gerenciamento de processos visando otimização de recursos e redução do impacto no meio ambiente.

Conheça os espaços disponíveis aqui: https://parque.inova.unicamp.br/salas/

Saiba como se instalar aqui: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/corporacoes/