search

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é destaque em Conferência da IASP na China

Uma mulher em pé, no palco, fala em um microfone para uma plateia. Atrás dela, uma grande tela mostra o logotipo "IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation". Ela está usando uma blusa branca e calças claras. Quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, estão sentadas em cadeiras no palco voltadas para o público. Fim da descrição.
Ecossistema de inovação e empreendedorismo sob gestão da Inova Unicamp foi destacado em evento que conectou ambientes de inovação do mundo todo.

 

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Divulgação IASP

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi um dos ambientes de inovação em destaque na 42ª Conferência da Associação Internacional de Parques Científicos e Ambientes de Inovação (IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation), que foi realizada em Pequim (China) entre os dias 16 e 19 de setembro. 

Sob o tema “Elevando a excelência: ambientes de inovação impulsionando o desenvolvimento de alta qualidade”, a Conferência reuniu quase mil representantes de parques tecnológicos, autoridades governamentais e acadêmicos de 97 países, o que proporcionou um ambiente favorável para networking e compartilhamento de experiências sobre gestão, tendências e boas práticas no fomento ao empreendedorismo e à inovação.

Parque da Unicamp em destaque na conferência da IASP

Durante todo o evento, foram apresentadas palestras que contribuíram com perspectivas diversas sobre tópicos voltados a ambientes de inovação e empreendedorismo. Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na Inova Unicamp, foi uma das palestrantes do painel dedicado à construção de comunidades de inovação e empreendedorismo, no qual apresentou o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, abordando suas atividades e casos de sucesso de deep techs que fazem parte do ecossistema da Universidade.

“Nessa palestra, mostramos como a Unicamp, por meio de sua Agência de Inovação, vem impulsionando deep techs no seu ecossistema. Além de evidenciar o trabalho do Parque da Unicamp, estar presente nessa conferência foi uma oportunidade única de imersão no ecossistema de Pequim e para fazer conexões com membros da IASP do mundo todo”, destacou Zanatta Inglez.

Baseada em um artigo de autoria de Mariana Zanatta Inglez e Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo e da Incamp na Inova Unicamp, a palestra também destacou três casos de sucesso de deep techs vinculadas ao ecossistema da Unicamp: Autocoat, Griaule e Rubian Extratos.

Uma mulher de óculos, com blazer branco e calças marrom-claras, fala em um microfone no palco durante a IASP 2025 World Conference. Ela está em pé ao lado de um púlpito que também exibe o logotipo da IASP. Ao fundo, uma grande tela de LED azul mostra o nome completo da organização: International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Fim da descrição.
Mariana Zanatta Inglez apresentou as ações do Parque da Unicamp para fomentar o ecossistema de empreendedorismo tecnológico da Universidade. Foto: Divulgação IASP.

A apresentação ainda ressaltou a integração entre a Universidade e empresas e como essas ações têm gerado impactos positivos no fomento do empreendedorismo tecnológico, como a criação de startups por meio da transferência de tecnologia e na promoção de parcerias estratégicas. 

Incamp é apresentada à Embaixada do Brasil em Pequim

Ainda no âmbito da Conferência, em visita à Embaixada do Brasil em Pequim, Zanatta Inglez apresentou as atividades desenvolvidas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) a um grupo de instituições, universidades e empresas chinesas. A Incamp integra o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e ambos são gerenciados pela Inova Unicamp.

"Essa apresentação foi uma oportunidade estratégica para destacar a Unicamp e o seu Parque Científico e Tecnológico no cenário internacional de inovação, assim como estabelecer conexões que podem gerar futuras parcerias com instituições e empresas chinesas", ressaltou Zanatta Inglez. 

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) são gerenciados pela Inova Unicamp e trabalham na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Saiba mais e confira as ações e resultados do Parque na biblioteca da Inova Unicamp.

O Parque da Unicamp é membro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), o que possibilita mais oportunidades de negócios e internacionalização para as empresas que integram seu ecossistema.