Texto e foto: Kátia Kishi

Um ecossistema que reúne 25 startups, sete grandes empresas com projetos de pesquisa inovadores e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp. Assim pode ser descrito o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, espaço de 100 mil m2 urbanizados dentro do campus de Campinas na Universidade com três prédios ativos e outros dois espaços a serem lançados ainda este ano.

Gerenciado pela Agência de Inovação da Unicamp, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp acaba de lançar um novo site, com o objetivo de ser um canal para difundir seus resultados.

“Com a ampliação do nosso ecossistema, era necessário dar maior visibilidade aos parceiros e aos projetos inovadores desenvolvidos no Parque, por isso pensamos num site que não só traz essas informações de maneira clara, mas também abre a oportunidade para que nossos parceiros possam colaborar e nos enviar informações em tempo real”, afirma Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Cientifico e Tecnológico da Unicamp.

Entre as novidades presentes no novo site, agora é possível conhecer os projetos fomentados nos laboratórios de empresas com convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Unicamp instalados no Parque e pesquisar por área quais são as startups inovadoras hospedadas ou, ainda, conhecer quais são as empresas em processo de incubação ou graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Segundo o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, dar mais visibilidade para essas parcerias e para o DNA empreendedor da Universidade é essencial tanto para fortalecer a relação universidade-empresa, como também para apresentar para a comunidade interna as oportunidades dessas parcerias:

“A interação fomentada pelo Parque é importante não só para as empresas e startups disruptivas que desejam se aproximar aos talentos e à qualidade de pesquisa da Universidade, mas também para a comunidade Unicamp, que, em 2019, estabeleceu 15 convênios de P&D com as empresas instaladas no Parque no valor total de R$ 11 milhões.”, ressalta Frateschi sobre a relevância das parcerias fomentadas no Parque.

Outro diferencial do novo site é a facilidade para pesquisar informações como: espaços disponíveis para empresas e startups inovadoras ocuparem, reservas de auditório e divulgação de eventos, notícias e vagas de emprego nas empresas parceiras.

As possibilidades abertas por meio da comunicação também são vistas como positivas pelo diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, que destaca as vantagens competitivas oferecidas às empresas instaladas no Parque:

“Para as empresas, a maior vantagem de estar na Universidade é o diferencial competitivo de parcerias com a Unicamp e o acesso a talentos que alavancam negócios, dado que 67% dos 440 postos de trabalho no Parque são dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Mas também sabemos que as conexões internacionais com clusters de inovação e de tecnologia de todo o mundo são fatores que ampliam as vantagens de se instalar num Parque Científico e Tecnológico tal como o nosso.”, defende Gurgel.

As empresas instaladas no Parque também têm acesso a uma área restrita do novo site para divulgar conteúdos e aumentar seu networking, visto pelo diretor como importante na fase de expansão do Parque e com a prospecção de novas empresas parceiras para se instalarem no complexo.

Quem desejar navegar no novo site do Parque, com versão no português e inglês, pode acessar pelo endereço: https://parque.inova.unicamp.br/