search
Duas pessoas estão sentadas em cadeiras giratórias em frente a uma mesa com um monitor e um notebook em uma sala de escritório. À esquerda, uma mulher com cabelo castanho comprido veste uma camiseta branca com o logotipo da eChave e calça jeans escura. À direita, um homem calvo com barba, usando camisa social branca e calça escura, sorri para a câmera. A tela do monitor e do notebook exibe a interface do site do projeto. Ao fundo, há estações de trabalho vazias e logotipos nas paredes indicando 'Inova Unicamp' e 'Incamp’. Fim da descrição.
A eChave realiza, em uma única plataforma, toda a esteira de um processo imobiliário de locação e venda de imóveis, que pode ser concluído em até 24 horas

 

Texto: André Gobi - Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp; Acervo eChave 

Alugar um imóvel envolve vários processos burocráticos que, muitas vezes, devido à sua demora, podem resultar na desistência da locação. Para oferecer mais agilidade aos processos imobiliários, a eChave, uma empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi criada para operar como plataforma única e 100% digital em processos de locação e venda de imóveis. 

O modelo de negócio da startup é a atuação no processo de ponta a ponta, com uma esteira de serviços que vai desde a proposta de locação (ou venda) de um imóvel até a entrega do contrato eletrônico que, por meio da plataforma, pode ser feito em até 24 horas. O serviço atende corretores autônomos, imobiliárias, family offices (empresas que gerenciam o patrimônio de seus clientes) e proprietários de imóveis que desejam fazer a negociação sem o intermédio de um corretor.

A startup é considerada uma empresa filha da Universidade, pois desde 2024 está no programa de incubação na modalidade não-residente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Incamp), que integra o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, ambos sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, e vem aprimorando o negócio, além de participar de atividades de networking e eventos de conexão com possíveis parceiros, investidores e aceleradoras de startups.

Mais agilidade e eficiência na locação e venda de imóveis

A empresa foi fundada em 2020 por três profissionais de áreas distintas: Fabiano Neaime, profissional do ramo imobiliário, responsável pela área comercial e novos negócios, Ana Cristina Beozzo Amaral, profissional de marketing e com formação em direito, que responde pelo marketing e operações de tecnologia, e Washington Grossi, advogado especializado em direito imobiliário, que atua na área jurídica da empresa. Foi Neaime, com mais de três décadas de experiência atuando como corretor de imóveis no Brasil e no exterior, que identificou as dores nos processos imobiliários. 

Segundo o empreendedor, o fato de os processos não serem unificados em uma única plataforma resulta em atrasos em todo o procedimento, prejudicando tanto quem busca por um imóvel quanto quem está disponibilizando um para locação. Ele ressalta que lentidão, entraves com documentação e com implicações legais atrasam a assinatura de um contrato e podem levar à desistência da negociação. 

Interface de um painel administrativo do sistema eChave, voltado para gestão de processos de locação imobiliária. Na lateral esquerda, há um menu azul com opções como “Consultar clientes”, “Corretor”, “Imobiliária”, “Proprietário”, “Consultar processos”, “Locação” e “Modelos de contrato”. No centro, aparecem três processos de locação imobiliária listados na aba “2025 - Concluídos”, cada um com informações da imobiliária responsável (por exemplo, Re/Max Ares e Deal Zone Consultoria E Planejamento Ltda.), endereço do imóvel, datas e um fluxo de etapas do processo (Imóvel, Locador, Locatário, Fiador, Contrato, Assinatura, Comprovante). Cada processo tem botões para “Acessar processo”, “Resumo” e um indicador de status “CONCLUÍDO” em verde. Fim da descrição.
Na plataforma é possível acompanhar toda a esteira do trâmite imobiliário. Foto: Acervo eChave.

“As imobiliárias possuem gerentes de locação e todos os processos ficam em suas mãos. Se um gerente se ausenta por alguns dias, o corretor fica sem saber o que fazer, atrasando ainda mais o andamento de um contrato, que em situações normais já leva uma média de cinco dias para ficar pronto. Na eChave, nós temos realizado o processo todo em até 24 horas”, explica Neaime.

Ele ressalta que, atualmente, existem no mercado aplicações digitais voltadas ao setor imobiliário, realizando o levantamento de certidões de imóveis, a assinatura digital e também o carregamento de documentação, porém os serviços são fragmentados e não impactam na agilidade de um processo de locação, ao contrário do que propõe a eChave, que realiza toda a esteira de serviços em uma única plataforma. 

Outro diferencial destacado pelos empreendedores é que, diferente de outras plataformas que atuam no mercado imobiliário, os serviços da eChave não são limitados a uma imobiliária específica. 

“Dizemos que, com a eChave, o corretor tem seu próprio escritório digital, pois é possível acompanhar cada etapa de todos os processos em andamento, assim como visualizar cada pessoa que está envolvida no processo e o que já foi realizado em termos de cadastro e documentação”, destaca Amaral.

Respaldo jurídico e eliminação de papel no trâmite imobiliário

Uma preocupação dos sócios é com a segurança jurídica dos processos de locação, como emissão de certidões jurídicas, além de análises e validação de toda a documentação necessária. Por isso, todas as partes envolvidas em um contrato de locação são analisadas, como locador, locatário, fiador (caso esse seja o modelo de garantia adotado).

Também é avaliada a situação jurídica do imóvel, com a verificação de possíveis pendências municipais, matrículas atualizadas dos imóveis e realizadas consultas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para obtenção de certidão de eventuais débitos.

“Uma de nossas premissas é proporcionar o mínimo de risco para o mercado em contratos de locação de imóveis”, afirma Amaral.

O método desenvolvido pela eChave também contribui ambientalmente. Uma vez que é todo realizado de forma digital, não há necessidade de diversas impressões e cópias, eliminando o uso de papel e a emissão de carbono (carbono zero).

Um homem e uma mulher estão em pé lado a lado em um ambiente externo coberto, com plantas e palmeiras ao fundo. Ambos sorriem para a câmera. A mulher, com cabelo castanho comprido, veste uma blusa preta sem mangas e calça clara. O homem usa óculos, tem barba e veste uma camisa polo azul-marinho. Ao fundo, há cadeiras arredondadas coloridas e pedras brancas decorativas no chão. Fim da descrição.
Ana Cristina Beozzo e Fabiano Neaime se juntaram a Washington Grossi para desenvolver a eChave com intuito de trazer mais agilidade e segurança jurídica aos processos imobiliários. Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp.

Internacionalização e novos negócios no horizonte da eChave

Por intermédio da Incamp, em novembro de 2024, a eChave foi uma das três startups brasileiras selecionadas para participar do Programa de Incubação Cruzada Brasil-Chile, organizado pela embaixada do Brasil em parceria com o Centro de Inovação Anacleto Angelini da Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC Angelini)

O Programa teve duração de uma semana e foi realizado em Santiago, capital do Chile, com atividades contendo mentorias, participação em eventos, networking com investidores, reuniões com instituições relacionadas ao fomento de startups estrangeiras no Chile, entre outras atividades.

“Foi uma oportunidade que partiu da própria Incamp, que indicou a eChave para a embaixada do Brasil no Chile, organizadora do Programa. Na capacitação, participamos de reuniões muito úteis e pertinentes para o nosso negócio, como associações que englobam todo o mercado imobiliário chileno e também com investidores”, ressalta Amaral.

Os contatos feitos no Chile abrem portas para uma futura internacionalização, que está nos planos da startup. Além do Chile e de outros países vizinhos do Brasil, os Estados Unidos também são uma possibilidade para o futuro, principalmente pelo fato de Fabiano Neaime já ter atuado no mercado imobiliário da Flórida. Outras formas de expansão para o futuro são a atuação junto a novos empreendimentos imobiliários em estandes de venda.

 

Incubação na Unicamp foi um divisor de águas para a empresa

A eChave já tinha quatro anos de existência quando entrou no programa de incubação da Incamp e, apesar de já ter desenvolvido sua plataforma e realizado etapas de maturação do negócio, como projeto piloto e validações, a incubação foi um divisor de águas, segundo os sócios.  

“O cronograma e o fluxo de trabalho propostos pela Incamp nos trouxeram situações com as quais ainda não tínhamos nos deparado, passos que ainda não tínhamos cumprido para minimizar os riscos e os erros no negócio. A incubação trouxe muita coisa nova para a nossa plataforma e para as nossas estratégias”, elogia Amaral.

Os empreendedores ressaltam a importância do ambiente de inovação e o networking proporcionados pelo ecossistema de empreendedorismo tecnológico da Unicamp, assim como a capacitação contínua promovida aos empreendedores das empresas incubadas. 

No momento, a eChave já tem realizados os pilotos para validação das funcionalidades e pretende lançar a plataforma no mercado ainda no ano de 2025.

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) são gerenciados pela Inova Unicamp e trabalham na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Saiba mais e confira as ações e resultados do Parque na biblioteca da Inova Unicamp.

Empresa-filha da Unicamp

A eChave é uma empresa-filha da Unicamp. Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, egressos (ex-alunos), docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off. A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito, acesse e saiba como fazer da sua empresa uma filha da Unicamp