
Coordenadora de ambientes de inovação da Agência de Inovação Inova Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, é convidada para falar sobre o tema
O segundo episódio do podcast “Raízes da Inovação”, realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), foi ao ar em 7 de março nos canais da Fundação no YouTube e Spotify, e trouxe como tema central “Ambientes de Inovação”. No programa, especialistas destacam a importância dos ecossistemas que conectam diferentes áreas, como academia, empresas e investidores para transformar ideias em soluções concretas e sustentáveis com potencial para gerar significativo impacto produtivo e social.
Neste episódio, a jornalista Monaliza Pelicioni conversou com o diretor-executivo da Agência Inova, André Santos; o diretor de inovação, novos negócios e IPT Open do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Levi Machado; e a coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Inova Unicamp, Mariana Zanatta. Os três fazem parte da Rede API – Ambientes Paulistas de Inovação, que tem como diretor de Operações e Logísticas o presidente da Fundepag, Álvaro Duarte.
A importância do ecossistema de inovação
Para Mariana Zanatta, a inovação é um processo que se estende desde pequenas melhorias em produtos e serviços até mudanças radicais, como as observadas com a evolução dos smartphones. Ela destaca que a inovação se manifesta em diferentes aspectos da vida cotidiana, seja no campo da tecnologia, no marketing ou nas soluções sociais. “A inovação, por si só, também se reinventa ao longo do tempo, criando novos tipos de inovação que se adaptam às necessidades e aos contextos em constante mudança”, afirma, evidenciando como o conceito se molda e se expande à medida que são enfrentados novos desafios.
A ideia de inovação como um processo contínuo é complementada por André Santos, que argumenta que a inovação surge a partir de uma necessidade humana significativa. Para ele, não se trata apenas de criar algo, mas de resolver problemas reais de forma eficaz. “A verdadeira inovação emerge quando enfrentamos um problema de frente e investimos nossa energia de maneira inteligente para solucioná-lo”, observa, reforçando a importância de que as ideias inovadoras sejam transformadas em modelos de negócios sustentáveis, capazes de gerar valor e atrair investimentos.
A conexão entre inovação e a criação de um ambiente favorável é destacada por Levi Ma
chado. “A inovação precisa de conexões e do ambiente certo para germinar e se desenvolver. Muitas vezes, ideias promissoras não prosperam porque não encontram o apoio adequado para amadurecer”, frisa.
Além disso, o episódio também levanta a questão fundamental de como identificar se uma ideia é realmente inovadora. Neste ponto, Mariana reforça que, no ambiente universitário, é necessário avaliar não apenas o valor acadêmico de uma pesquisa, mas sua aplicabilidade no mercado. “Temos que entender se aquilo realmente tem um espaço no mercado, se o cliente vai querer, e se a solução atende a uma demanda real”.
🌐 Matéria originalmente publicada no site da Fundepag.
🎥 Assista ao podcast completo a seguir.