Iniciativa visa fomentar projetos em inovação aberta

Texto: Carolina Octaviano

S Cosméticos do Bem está entre as 100 empresas finalistas no programa Conecta Startups Brasil. A empresa, que está incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), desenvolve dermofitocosméticos a partir de técnicas inovadoras e sustentáveis. O programa Conecta Startup Brasil vai destinar até R$200 mil em investimentos para os projetos vencedores, sendo que as 50 melhores propostas, selecionadas a partir de desafios reais de mercado, serão conhecidas em agosto.

Segundo Soraya El Khatib, fundadora da S Cosméticos do Bem, ações como a do programa são essenciais para o amadurecimento das startups, possibilitando que elas sobrevivam ao chamado ´vale da morte´. “Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral identificou que pelo menos 75% das startups morrem em um prazo de até um ano. Ou seja, uma em cada quatro sobrevivem ao primeiro ano de existência. Já, em quatros anos, esse número chega a 50%. O objetivo do Conecta Startup Brasil é alterar esse cenário reduzindo esse elevado índice de mortalidade”, ressalta.

Realizado em Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Programa é uma ação da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além do investimento financeiro em projetos de base tecnológica, a iniciativa prevê também ação integrada de ideação, conexão, capacitação.

Para saber mais sobre o Conecta Startup Brasil, acesse: https://conectastartupbrasil.org.br/