Texto e foto: Bianca Ribeiro

Foi realizada hoje, no auditório da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), a segunda palestra oferecida pelo Sebrae Campinas de uma séria que aborda assuntos referentes ao desenvolvimento inicial de uma empresa. Nesta edição, André Wormhoudt falou sobre gestão financeira.
A palestra, voltada para integrantes de empresas incubadas pela Incamp, apresentou um panorama geral e os principais aspectos relacionados ao tema. Foram abordados assuntos como fluxo de caixa, apuração de resultados e a diferenciação entre custos, despesas e investimentos. Foi salientada ainda a divisão da empresa em caixa, lucro e patrimônio. De acordo com André Wormhoudt, o principal ponto da palestra é que os incubados “enxerguem a gestão financeira sob esses três aspectos”.
Ao final do encontro o incubado Gilberto Eiji Ivamoto, sócio da Solstício Energia, foi convidado a falar sobre as especificidades da gestão financeira em uma incubada. Ele salientou a importância da divisão de tarefas entre os membros da equipe, falou um pouco sobre tributação e abriu espaço para uma conversa entre os incubados sobre o PIP-FAPESP.
A terceira palestra do ciclo oferecido pelo Sebrae será realizado no dia 12 de novembro, no auditório da Incamp. Neste último encontro, Maria Paula de Castro Santos palestrará sobre os dez comportamentos empreendedores.