search
Texto original e foto: TI INSIDE Online.

 

A Semantix reforça as iniciativas relacionadas à pesquisa em inteligência artificial por meio de hub instalado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

A área de inovação da deep tech fomenta bolsas de mestrado e iniciação científica desde 2017. Os professores conveniados são acessados através da Inova Unicamp, uma rede de relacionamentos entre a Universidade Estadual de Campinas e a sociedade, criada para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento.

Dentre os projetos desenvolvidos, estão as tecnologias assistivas, como smartwatches, que se tratam de iniciativas para promover melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência, idosos e outros públicos que necessitem de reabilitação, apoio e assistência. A ação é uma iniciativa governamental estimulada pela Semantix.

Em relação às pesquisas em produtos, o destaque é para ferramentas que podem tratar dados não estruturados e de difícil padronização, incluindo textos e vídeos, que não possuem arquitetura identificável. Com as soluções desenvolvidas, esses dados podem passar a fazer parte do mesmo banco de dados, facilitando a obtenção de informações e insights valiosos, que contribuem para a tomada de decisões mais assertivas tanto no campo privado, quanto na esfera pública.

"O Semantix LABS é motivo de orgulho para nós. Estamos inseridos em um ecossistema especializado na transferência do conhecimento e da inovação, e isso faz com que possamos integrar o mercado à comunidade por meio de estímulo à P&D. A ideia é continuar gerando conhecimento aplicado a práticas emergentes de tecnologia e catalisar novas ideias e negócios", afirma Rodolfo Uchida, Head of Semantix LABS.