Texto: Marina Nania

A Cybox Tecnologia, empresa incubada na Unicamp, marcou presença na Feira e Conferência Internacional de Segurança de 2017, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio, consolidando o AutoDrive como uma nova solução na área de segurança industrial. O equipamento é um veículo autônomo autoguiado voltado para a vigilância, inspeção e monitoramento de grandes instalações, e possibilita ao agente de segurança monitorar todo o espaço e pontos de acesso de uma posição fixa. A empresa estará disponível para conhecer parceiros e apresentar a solução em seu estande na EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio na São Paulo Expo, em São Paulo.

A empresa desenvolveu a tecnologia levando em conta que o monitoramento e a segurança como questões de fundamental importância para empresas que possuem um perímetro extenso de área a ser vigiada, como indústrias, shoppings, galpões logísticos e estacionamentos. Entre contratação de pessoal especializado e compra de equipamentos, o custo de se manter uma ronda noturna em um estabelecimento como esses pode chegar aos 20 mil reais mensais. O AutoDrive, desenvolvido pela Cybox, promete revolucionar esse segmento, diminuindo os riscos para o vigilante e cortando os gastos com segurança em até 50%.

Marcel Pinheiro, sócio-fundador da Cybox, conta que, além de cortar custos através da automatização da ronda perimetral cotidiana, o AutoDrive pode ser uma solução mais segura para a realização de rondas em pontos críticos. “Caso um agente de segurança identifique uma movimentação suspeita em algum lugar específico, ele pode, de seu ponto fixo de monitoramento, enviar o AutoDrive para o local e acompanhar tudo através das imagens de 360 graus que o aparelho envia. Desse modo, o primeiro contato com o potencial risco é feito pela máquina, oferecendo maior segurança ao trabalhador”, explica.

Interessados em saber mais sobre o AutoDrive, que já está disponível para compra ou locação, podem acessar o perfil da Cybox aqui.