tauflow

Texto: Marina Nania

A preservação de recursos naturais e a redução da emissão de poluentes em rios e gases na atmosfera são uma preocupação constante para empresas que trabalham com plástico. Como solução para estes e outros desafios da indústria plástica, a Tau Flow, startup incubada na Incamp, apresenta a tecnologia Fluidodinâmica Computacional (CFD) durante a feira Plástico Brasil 2017. O uso da Simulação Numérica através do CFD para melhoria da performance de produtos e processos da indústria plástica é tema da palestra de Diener Volpin, co-fundador da Tau Flow Engenharia, no evento.

Fundada em 2016, a Tau Flow tem como foco o desenvolvimento de tecnologias de alta performance para diversos setores do mercado.  Além da palestra de Volpin, a startup marca presença na Feira com um estande, onde serão exibidos cases de sucesso de soluções desenvolvidas para o setor da indústria plástica, e as aplicações da fluidodinâmica computacional em outras indústrias. No setor de siderurgia, por exemplo, a tecnologia proporciona melhorias no processo de troca de calor de fornos, enquanto na indústria de cosméticos ela pode ser utilizada para controlar ambientes com líquidos inflamáveis. “Cada setor tem suas características específicas, mas, através do CFD, nós podemos desenvolver metodologias adaptadas a suas necessidades, gerando um alto valor agregado para as empresas”, explica Marcílio Caetano, co-fundador da Tau Flow.

A partir de estudos no ambiente tridimensional que têm como base conceitos de simulação numérica, mecânica dos fluidos e transferência de calor, a fluidodinâmica computacional possibilita redução de custos, garantia de segurança e melhoria de eficiência nos processos produtivos das grandes organizações. A tecnologia possibilita a resolução de incertezas envolvidas em projetos da indústria plástica, podendo ser aplicada nos processos de desenvolvimento de embalagens e moldagem, assim como sistemas de segurança industrial ou impacto ambiental.

Interessados em conhecer as soluções da Tau Flow podem assistir à palestra “Simulação Numérica através do CFD para melhorar performance de produtos e processos da indústria plástica”, com Diener Volpin, às 13h do dia 22 de março, quarta-feira, na Feira Plástico Brasil 2017. A startup também estará disponível para conversar com o público em um estande na área de exposição da Feira, que ocorre na São Paulo Expo entre os dias 20 e 24 de março, das 10h às 19h.

A Plástico Brasil                                                   

A Plástico Brasil - Feira Internacional do Plástico e da Borracha é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), e tem como objetivo apresentar os últimos avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do plástico. Entre os dias 20 e 24 de março, o evento reúne mais de 400 marcas expositoras, e conta com a realização de diversos eventos paralelos relacionados à indústria do plástico.