search
Participantes do Webinar Oportunidades de Internacionalização com o Canadá Fim da descrição.
Evento organizado pela Incamp, sob gestão da Inova Unicamp, apresentou ecossistemas de empreendedorismo e oportunidades de internacionalização para startups brasileiras

 

Texto: André Gobi - Inova Unicamp | Foto: Inova Unicamp

A internacionalização de uma empresa é um processo estratégico que traz diversas vantagens e é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade financeira a longo prazo. A expansão dos negócios, o aumento de receita e os incentivos fiscais podem ser importantes atrativos neste processo. A fim de promover a internacionalização das empresas que integram o ecossistema de empreendedorismo tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 29 de agosto foi realizado o Webinar Oportunidades de Internacionalização com o Canadá, organizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) gerenciada pela Agência de Inovação Inova Unicamp

Moderado por Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, o foco do evento foi apresentar o panorama de empreendedorismo no Canadá, assim como as principais oportunidades para a internacionalização de empresas que têm em seu escopo o desenvolvimento de tecnologias com potencial para novos negócios. 

O professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, iniciou a série de palestras apresentando o ambiente de empreendedorismo e inovação existente na Universidade. Em sua fala, Lopes apresentou o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, onde estão hospedadas startups, laboratórios de P&D e empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que é certificada nível 4 pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), por atingir o nível máximo de boas práticas em incubação. Tanto o Parque quanto a Incamp são gerenciados pela Inova Unicamp

“Este tipo de contato, de troca de informação e criação de pontes é sempre muito importante. Temos muitas empresas em nosso ecossistema de empreendedorismo tecnológico que possuem potencial de internacionalização, e o Canadá  pode ser um destino de interesse para essas startups conectadas à Inova Unicamp”, ressaltou Lopes. 

 

CANADÁ OFERECE AMBIENTE PROPÍCIO PARA NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS

 

Cristina Hori, Trade Commissioner Innovation do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, apresentou o ecossistema de inovação do Canadá e a promoção de clusters divididos em cinco pólos setoriais, que são divididos em grandes áreas em diferentes regiões do país: Tecnologia Digital, na região de British Columbia; Inteligência Artificial, na região de Quebec; Indústrias da Proteína, na região das pradarias canadenses; Tecnologia voltada para o Oceano, na região banhada pelo Atlântico; e Manufatura Avançada, na região de Ontário. 

Marcelle Soldá, da Global Startups, uma aceleradora de startups sem fins lucrativos baseada em Toronto, apresentou formas de aceleração para empreendimentos brasileiros no Canadá. Trouxe para o debate os setores com as principais oportunidades para negócios, assim como formas de captação de investimentos. Um ponto ressaltado por Soldá é que não há um estágio de maturidade específico para que uma startup possa participar do processo de aceleração. 

“Não é necessário estar em um estágio avançado. Precisa ter uma tração, pelo menos ter um MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável) testado. Muitas vezes, o MVP pode estar em estágio inicial para continuar a ser testado no Canadá, especialmente se for da área de tecnologia. Em alguns casos, as startups precisam ter potencial de escalabilidade”, esclarece. 

Para além das regiões dos clusters apresentados por Hori, outras localidades do país também estão abertas a receber empreendimentos estrangeiros, como demonstrou Angélica Menck, da Edmonton Global, uma agência de desenvolvimento econômico da região metropolitana de Edmonton, na província de Alberta. Segundo Menck, um dos principais atrativos da região para a atração de empreendimentos é a baixa carga tributária: enquanto a média de taxas das outras províncias canadenses é de 12%, em Alberta a taxa é de 8%, com a vantagem de que não há taxação local da província sobre vendas (apenas a taxa federal, de 5%). 

 

REDES DE CONTATOS E A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA IN LOCO

 

Uma importante estratégia nos negócios é o desenvolvimento de networking, ou seja, de uma rede de contatos. Essas redes podem gerar importantes frutos para empreendimentos, tanto direta quanto indiretamente. Neste sentido, Khalil Leopoldo, da Câmara do Comércio Brasil-Canadá, apresentou boas práticas para a criação ou até mesmo a expansão de networking no Canadá, destacando a importância de se criar um relacionamento pessoal em um primeiro momento, ao invés de tentar vender uma ideia ou produto. 

Leopoldo enfatizou que uma das principais falhas na criação de uma rede é não ter clareza ao explicar qual a área de atuação de uma startup e não apontar quais os seus diferenciais, lembrando que essas abordagens devem ser rápidas e concisas, porém esclarecedoras

O webinar foi finalizado com um caso de sucesso de internacionalização, com fala de Renan Bertucci, analista de assuntos externos da konker, uma deeptech brasileira atuante no setor de indústria de grandes volumes, como minério de ferro e Oil&Gas. A startup realiza análise de minérios de forma ambientalmente sustentável e inovadora em relação ao mercado atual, por meio de raios cósmicos. 

Bertucci abordou a importância da interação com players internacionais, porém enfatizou o diferencial que é a empresa estar presente no país onde quer atuar, destacando como a internacionalização de pode abrir portas para novos mercados fora do Brasil. 

“Ter uma presença internacional, estar no Canadá, impulsiona bastante a abertura de novos mercados, principalmente no meio em que estamos inseridos. No Canadá, a mineração é mais facilmente disseminada, então uma solução pode ser transferida de um cliente no Canadá para outro país, como por exemplo um trabalho feito no Canadá nos levou a uma empresa no Peru”, ressaltou Bertucci. 

A gravação do webinar está disponível no canal da Inova Unicamp no YouTube e pode ser assistido aqui!