Homem de camisa escura sentado em uma cadeira atrás de uma mesa olhando para um equipamento
Estão abertas as inscrições para o workshop PIPE-FAPESP,  que busca orientar empresas interessadas em submeter projetos no Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas

 

Texto: Caroline Roxo | Foto de capa: Arquivo pessoal Viviane Hamanaka

Estão abertas as inscrições para o último workshop PIPE-FAPESP do ano, oferecido pela Inova Unicamp e pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O curso acontece no dia 12 de agosto, às 9 horas, e é voltado para pequenas empresas interessadas em impulsionar o seu negócio com inovação tecnológica. O workshop será online e oferece desconto para pessoas ligadas à Unicamp e ao Parque da Unicamp.

“O programa PIPE da FAPESP é um recurso que há anos ajuda pequenas empresas no desenvolvimento e conexão com a inovação e a tecnologia. Temos um limite de 30 vagas na turma, que costuma lotar antes do prazo de encerramento das inscrições”, afirma Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

O que é o PIPE-FAPESP?

O Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é um recurso para apoiar a execução de pesquisa científica e tecnológica em micro, pequenas e médias empresas. Muitos empreendedores utilizam desse auxílio para impulsionar projetos e desenvolver negócios, a exemplo da startup AutoCoat, incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

A AutoCoat surgiu em maio do ano passado e tem como base a pesquisa de doutorado da sócia-fundadora Viviane Hamanaka. A empresa incubada teve seu projeto aceito no PIPE-FAPESP em setembro de 2020. Durante o programa, validaram a viabilidade técnico-científico da ideia e desenvolveram os primeiros MVPs dos equipamentos de deposição baseados na técnica Blade Coating para a produção de filmes finos que serão comercializados pela startup. A técnica possui potencial de aplicação em diversas áreas, como em materiais avançados, engenharia de tecidos, cosméticos e fármacos.​

“O PIPE-FAPESP ajudou com todo o suporte desde a validação da viabilidade da da ideia ao desenvolvimento dos primeiros MVPs (Produto viável mínimo)”, conta Hamanaka.

Importância do Workshop

Para participar do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) é necessário fazer a submissão de um projeto que deve seguir regras, como o responsável apresentar um comprovante de residência no Estado. Ter conhecimento do processo para o desenvolvimento da proposta aumenta as chances de aceitação.

Esse é o objetivo do workshop PIPE-FAPESP organizado pela Inova Unicamp e pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. No curso, os participantes saberão quais são as boas práticas para submeter projetos no PIPE, como requisitos obrigatórios. Além disso, participarão de uma atividade prática em grupo com apresentação do resultado para a organização do workshop. 

Programação do evento

8:50h – Recepção online

9:00h – Apresentação sobre a Inova Unicamp e a Incubadora de Empresa – Incamp 

9:40h – Workshop sobre o PIPE-FAPESP

12:00h – Intervalo para almoço

13:30h – Atividade prática em grupo

15:00h – Apresentação dos grupos

16:30h – Encerramento

Valor dos ingressos

O workshop conta com um investimento no valor de 120 reais para pessoas sem vínculo com a Unicamp e de 60 reais para pessoas ligadas à Universidade ou às empresas do Parque da Unicamp. Esse valor deve ser pago após a realização da inscrição e tem um tempo limite de expiração. 

 

Para fazer a inscrição, acesse aqui!

27 de julho de 2021

Olá, o link de inscrições na página não permitiu criar cadastro na plataforma Galoá.
Por gentileza, tem outra forma de se inscrever no workshop?
Grato!

27 de julho de 2021

Boa tarde, Pedro. Por gentileza, tente esse link: https://eventos.galoa.com.br/workshoppipe-2021

Caso não consiga, favor enviar e-mail para: caroline.roxo@inova.unicamp.br

27 de julho de 2021

Será presencial?

27 de julho de 2021

Será online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *