search
Foto de mulher branca cheirando copo transparente com flores de lúpulo. Fim da descrição.
Texto: Divulgação | Foto: Augusto Marques

 

A empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Kalamazoo Natural Solutions, é uma das organizadoras da Copa Brasileira de Lúpulos. O concurso tem como premissa incentivar a cultura e promover o consumo do lúpulo cultivado em solo brasileiro, por meio de um evento competitivo e amistoso que almeja aproximar os produtores e consumidores de lúpulo.

A Copa, que está em sua segunda edição, será realizada no dia 20 de Maio de 2023, na Casa do Professor Visitante (CPV-Unicamp).

O concurso foi idealizado pelo químico e sommelier de cervejas, Duan Ceola, que se uniu aos sócios-fundadores da Kalamazoo, Aureliano Meirelles e Manuel Barrales, para estimular o aperfeiçoamento técnico dos cultivadores por meio do compartilhamento dos resultados fornecidos pelo concurso, e da possibilidade de contar com um evento específico para discutir métodos de melhoria de manejo e beneficiamento.

A divulgação da qualidade dos lúpulos cultivados em território nacional por meio da análise de Ácido alfa (principal classe de compostos contribuinte do amargor da cerveja) e qualidade sensorial dos óleos essenciais (responsáveis pelo aroma característico do lúpulo) também permitirão mostrar para o mundo o potencial desta cultura em território brasileiro.

O que é avaliado?
Cada lúpulo terá uma nota atribuída pela análise química (amargor) e outra atribuída pelo painel sensorial (aroma). A soma destes valores será a nota final considerada para ranquear os lúpulos. Para cada categoria serão atribuídos os títulos de ouro, prata e bronze. Confira o regulamento aqui!

Quando e onde ocorre?

  • 20 de Maio de 2023
  • Casa do Professor Visitante Unicamp (CPV)

Quem pode participar?
Como a Copa Brasileira de Lúpulos tem como objetivo fomentar o uso em larga escala de lúpulos cultivados em solo brasileiro, foi estabelecido um critério mínimo para inscrição. Desta forma, a inscrição é aberta a todos que possuem no mínimo os seguintes itens:

  • Mínimo de 0,02 hectares (200 m2) do mesmo cultivar ou mínimo de 50 plantas do mesmo cultivar;
  • O lúpulo participante deve ter sido colhido entre 03/2022 e 04/2023.

Serão aceitas todas as variedades cultivadas no Brasil. Aquelas que não constam no registro do MAPA, serão classificadas na categoria Experimental.

Como se inscrever?
Inscrição pelo site www.copadolupulo.com
Recebimento de amostras até 28/04/23