A startup graduada na Incamp e residente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp participa dos quatros dias do 2024 MRS Spring Meeting, principal encontro científico internacional de pesquisa em materiais do mundo
Texto: Caroline Roxo - Inova Unicamp | Foto: Viviane Nogueira Hamanaka - Autocoat
A Autocoat, empresa graduada em 2023 na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e estabelecida no Parque Científico e Tecnológico da Universidade, sob a administração da Agência de Inovação Inova Unicamp, marcou sua estreia no cenário internacional durante o 2024 MRS Spring Meeting em Seattle, Estados Unidos. O encontro é considerado o mais significativo do mundo na área de pesquisa de materiais, e contribuiu para a consolidação da parceria internacional da empresa.
A Autocoat está em um estande na feira do Congresso, que ocorre entre os dias 22 e 26 de abril. O evento conta com mais de 50 simpósios e reúne cerca de 6.000 especialistas e profissionais do setor. Neste contexto, a empresa apresenta o Blade Coater BCC-02, seu primeiro produto já comercializado no Brasil. O equipamento, para uso laboratorial, é capaz de aplicar uma camada fina e uniforme em materiais, empregados, por exemplo, em células solares e baterias.
A Autocoat está participando do evento a convite da empresa alemã MBRAUN, com a qual mantém uma parceria internacional. Conforme o acordo, a MBRAUN adquirirá os equipamentos Blade Coater BCC-02 para integrá-los às suas glove-boxes, promovendo a venda dos equipamentos para laboratórios em diversas partes do mundo.
Conheça a Autocoat
Fundada em 2020, a Autocoat é uma empresa-filha da Unicamp que está localizada no prédio SOMA, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. A startup concentra suas atividades no desenvolvimento de técnicas de solution coating, voltadas para a deposição de filmes finos em escala laboratorial a partir de materiais solúveis. Essas tecnologias possuem ampla gama de aplicações em diversas áreas de pesquisa. Os fundadores da empresa, Viviane Nogueira Hamanaka e Marcos Hamanaka, são respectivamente ex-alunos do Instituto de Química (IQ) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.