Texto e fotos: Bianca Ribeiro

Na última quarta-feira, dia 22 de outubro, foi realizado mais uma Café Tecnológico, evento mensal que aborda temas relacionados aos desafios de empreender, organizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Esta edição foi realizada em parceria com o EmpreenderSaúde - hub com foco em saúde que reúne startups -, a Agência de Inovação Inova da Unicamp e a Lean Life - empresa de saúde e fitness incubada na Incamp. Além disso, o evento foi também o primeiro encontro do Health 2.0, meetup que ocorre em diversos lugares do mundo, visa promover discussões e trazer o que há de mais inovador em tecnologia da saúde, em Campinas. De acordo com o colaborador do EmpreederSaúde, Tymo Nakao, é importante que eventos como este ocorram. “A saúde no mundo é ineficiente. São realizados grandes investimentos, mas os resultados ainda são medíocres”, afirma.

O encontro teve início com uma apresentação da incubadora, proferida pela gerente da Incamp, Iara Ferreira. Em seguida, o doutor Raphael Gordilho falou sobre Mobile Health. Ele apresentou diversos aplicativos de sucesso focados na saúde e ressaltou a relevância de se pensar em Mobile, já que no Brasil mais pessoas têm acesso à internet através do celular do que em outros dispositivos. Na sequência, o doutor Fernando Fernandes apresentou sua experiência como empreendedor na área de saúde e reforçou a importância de se ter muita flexibilidade quando se está começando um negócio inovador.

IMG_3343

Na terceira palestra da noite, o doutor Thiago Julio, do Hospital Albert Einstein, apresentou um panorama sobre a utilização de tecnologias da imagem na saúde, com foco na radiologia. Logo após, José Watari utilizou o case da Nefrocare, rede de clínicas de nefrologia fundada por seu pai, para falar sobre inovação e novos negócios na saúde. Por fim, foram apresentados dois pitches, da GlicOnline, aplicativo voltado para diabéticos que precisam controlar sua alimentação e aplicações de insulina, e da Lean Life, empresa que desenvolve programas de treinos personalizados para cada necessidade e os entrega através de um aplicativo para celular.