search
Foto apresenta comitiva italiana com membros do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Ao todo, estão na foto usando máscaras 4 homens e 5 mulheres. Fim da descrição
Texto e fotos: Kátia Kishi

Na última semana, a equipe do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp recebeu uma comitiva italiana, intermediada pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, para conhecerem o complexo dentro do campus de Campinas e formas de interação possíveis para o consulado e também empresas italianas que desejam ingressar ao mercado brasileiro.

Entre as autoridades italianas, estiveram na visita institucional a Vice-Ministra do Desenvolvimento Econômico Italiano, Anna Ascani, que ressaltou o interesse em conhecer melhor a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e as formas de interação com o setor empresarial “por ser uma universidade renomada internacionalmente e investir em pesquisa de qualidade”, como foi apresentado nas palavras de boas-vindas do professor João Romano, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.

A fim de exemplificar as interações Universidade-empresas, a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp apresentou a Agência de Inovação Inova Unicamp e sua atuação em todo processo para promover a inovação aberta com as empresas como assinatura de convênios de pesquisa, proteção da propriedade intelectual e licenciamento das tecnologias.

Mariana Zanatta Inglez, a gerente do Parque e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), também explicou como se dá a gestão da Inova ao Parque e fomento ao empreendedorismo em uma jornada que possibilita novas empresas incubadas continuarem no Parque com projetos de P&D em parceria com a Universidade, como temos com outras multinacionais.

Dando sequência ao tema de como a Unicamp promove um ecossistema inovador, o professor Mariano Laplane, coordenador executivo do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), explicou os avanços e planejamento do projeto de longo prazo que teve seus primeiros diálogos com o setor empresarial em um encontro junto ao Consulado Geral da Itália em São Paulo na capital paulista em 2019.

Laplane explicou que o projeto do HIDS vai além da promoção da cultura da sustentabilidade, mas visa criar um modelo urbano que una características de cidade inteligente com uma gestão sustentável por meio do conhecimento desenvolvido na Unicamp e outras Instituições de Ciência e Tecnologia que possa abranger empresas e toda comunidade.

Também estiveram presentes no encontro, que finalizou com uma visita à Semantix, uma das empresas hospedadas do Parque que mantém laboratório e convênios de Pesquisa e Desenvolvimento na área de Inteligência Artificial com a Unicamp:

  • o chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Marco Bani;
  • a cônsul adjunta do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Livia Satullo;
  • o diretor do Escritório Nacional da Agência de Promoção das Empresas Italianas, Ferdinando Fiore;
  • a diretora escolar do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Mônica Faggionato;
  • e o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral.

 

Leia mais sobre a interação do consulado italiano e a Unicamp: