search
Print de tela mostra um homem com mais de 50 anos branco de cabelos brancos. Usa óculos de grau e uma camisa social azul.
Texto: Antônio Marinheiro

 

Nesta última quinta-feira (11), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), gerenciada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, promoveu junto à Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (FEBRAEC) o Webinar “Processo de vendas vs Processo de Compras em Negócios B2B” apresentado pelo palestrante Eduardo Faddul, para as empresas do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e demais pessoas interessadas.

Faddul é atualmente diretor de comunicação e marketing da FEBRAEC, além de atuar como gerente de projetos de consultoria de vendas e estar como Head para demandas da área comercial em outros empreendimentos. O objetivo do treinamento foi fomentar o crescimento dos negócios e capacitar sobre a gestão das dificuldades e oportunidades no processo de vendas. 

Assim, Faddul apresentou aos participantes alguns dos desafios das vendas B2Bs (sigla para Business to Business, empresas que vendem para outras empresas) nos dias atuais, entre eles: como gerar leads (potenciais clientes) qualificados e o seu custo elevado, o processo de qualificação desses leads, o papel atual da tecnologia nas vendas B2B, dando o exemplo do Whatsapp que se tornou bastante presente, e quase fundamental, na construção da relação com os clientes, além de tudo que engloba o “fator” vendedor no processo de venda. 

Por exemplo, como construir de forma sustentável a jornada de compra do cliente para gerar novos negócios no futuro. Ou seja, o processo de qualificação do lead trata em boa parte sobre como fidelizar esse cliente com um pós-venda bem realizado. Faddul também ressaltou “a importância de se manter atualizado e abraçar as tecnologias atuais na aplicação das negociações e vendas”, aplicando soluções de engajamento online, sem abandonar os métodos tradicionais de “visitas cara-a-cara”. Segundo o palestrante, "68% dos clientes veem essas visitas como um sinal do quanto um fornecedor valoriza um relacionamento”.

Ao final do encontro, Faddul abriu espaço para uma dinâmica de perguntas e respostas, quando o palestrante pôde aprofundar a discussão sobre processo de vendas e processo de compras baseado nas experiências dos participantes. Uma de suas principais recomendações foi sobre entender o momento do cliente dentro do funil de vendas, tendo em mente que só existe um processo de venda se existir um processo de compra.

 

Sobre a INCAMP

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) capacita empresas com ideias ou projetos de impacto e de grande potencial que estejam em fase embrionária ou em início de suas operações. Atualmente, existem os programas de pré-incubação e incubação e as empresas podem se capacitar por até três anos. Saiba mais em: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/