Prêmio da Innovation Latam e da Fundação Dom Cabral valoriza startups que cumprem diretrizes ESG e estão alinhadas com a Agenda 2030 da ONU.
Texto: Ana Paula Palazi | Foto de capa: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp
A S Cosméticos do Bem foi premiada com o Selo iImpact 2022. A certificação é concedida pela Innovation Latam e Fundação Dom Cabral com o objetivo de reconhecer startups que geram impacto socioambiental positivo na América Latina. A empresa-filha da Unicamp, graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), foi selecionada por um júri internacional formado por 71 especialistas e executivos.
O processo de avaliação é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As startups precisam estar alinhadas com a Agenda 2030 da ONU e com as boas práticas de negócios ESG (de governança social, ambiental e corporativa). Das 1209 startups de 25 países que se inscreveram, apenas 151 foram consideradas aptas a receber o selo de certificação.
A S Cosméticos do Bem foi reconhecida dentro de 3 ODS: Saúde e Bem-estar; Emprego digno e crescimento econômico; e Consumo e produção responsáveis. A empresa conseguiu demonstrar as evidências do impacto que gera no desenvolvimento de produtos cosméticos inovadores, de segurança e eficácia comprovadas, com melhor uso de recursos naturais. A startup acompanha todo o processo, desde o plantio da matéria-prima à destinação dos resíduos gerados.
“Receber o selo iImpact 2022 coloca a S Cosméticos do Bem entre as 151 startups mais promissoras da América Latina. Foram sete meses de processo seletivo no maior mapeamento e validação de impacto de startups latino-americanas feito por duas instituições de referência. Acreditamos que essa conquista abrirá novos caminhos e oportunidades para nós”, disse Soraya El Khatib, fundadora e CEO da S Cosméticos do Bem.
Em 2020, a S Cosméticos do Bem lançou o primeiro dermofitocosmético sustentável no mercado brasileiro registrado pela ANVISA. A formulação com ativos vegetais a base de Artemisia annua - planta de origem asiática adaptada ao clima do Brasil - possui propriedades cicatrizantes e rejuvenescedoras.
No ano seguinte, a empresa-filha da Unicamp ganhou o Prêmio Empreendedor da Unicamp na categoria Impacto Socioambiental. Na condecoração organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pelo grupo Unicamp Ventures, Soraya também foi reconhecida como a Empreendedora do Ano 2021 da Unicamp por sua destacada atuação.
A startup do ecossistema da Unicamp usa uma tecnologia sustentável de extração por fluido supercrítico, desenvolvida na Universidade e licenciada para a empresa com apoio da Inova Unicamp. Os processos aplicados emitem menos de 2% de carbono para o meio ambiente e se preocupam com toda cadeia produtiva. A matéria-prima vegetal utilizada é rastreada e os resíduos de extração são reaproveitados integralmente.