Pesquisa sobre custos de produção da planta de hidrogênio verde da BGEnergy foi destaque no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE).
Texto: Isabele Scavassa | Foto: Divulgação/BGEnergy
A BGEnergy, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Científica e Tecnológica da Unicamp (Incamp), conquistou o primeiro lugar em um dos grupos de estudo do XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Debruçados sob a pauta que desempenham no dia a dia, a empresa apresentou suas considerações na exposição ao Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e demais Recursos Energéticos Distribuídos.
A pesquisa destacada aborda sobre análise dos custos de produção da planta de hidrogênio verde da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itumbiara e foi conduzida por Vitor Riedel Feitosa, diretor-executivo da BGEnergy e aluno de doutorado da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. A UHE em questão, localizada entre Minas Gerais e Goiás, foi foco de diversos estudos da empresa.
Além do título premiado, eles apresentaram mais três temas relacionados ao espaço. Parte dos trabalhos foram viabilizados pela parceria estratégica entre a empresa incubada e a Eletrobras, iniciada no âmbito do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
SNPTEE: maior evento da América Latina
O evento que premiou a BGEnergy encontra-se em sua 27ª edição. Realizado em Brasília, no mês de novembro, ele bateu recorde de público – com mais de cinco mil interessados em temas relacionados ao setor energético. Em termos de abrangência, a SNPTEE é o maior evento da América Latina e o segundo maior do mundo quando se trata de energia.
Criado para propiciar a partilha de conhecimento e dar espaço para a discussão de avanços tecnológicos na área, o Seminário conta com sessões técnicas de grupos de estudo, fóruns acadêmicos, palestras e apresentações de trabalhos.
Outra atividade incorporada pela organização é a ExpoSNPTEE, uma exposição que reúne fornecedores e compradores de equipamentos e serviços do setor elétrico brasileiro. Neste ano, estiveram presentes mais de 100 representantes nacionais e internacionais.
BGEnergy
A BGEnergy trabalha com promoção de conhecimentos sobre tecnologias voltadas para economia do hidrogênio verde, armazenamento de energia elétrica e fontes renováveis.
Os serviços prestados se dão por meio de Operação e Manutenção (O&M) de plantas de hidrogênio, projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), estudos estratégicos, cursos e treinamentos. As áreas contempladas pelos objetos de estudo vão desde o setor da eletricidade e do transporte, até segmentos que envolvem óleo e gás.
Quando questionada sobre o prêmio, a empresa comenta sobre a relevância da discussão sobre energias sustentáveis:
“Esses avanços e reconhecimentos no XXVII SNPTEE refletem o papel vital das inovações no caminho para uma matriz energética mais sustentável e o potencial do Brasil em se tornar um grande produtor de hidrogênio renovável”, afirma Vitor Feitosa Riedel, diretor-executivo da BGEnergy.
Programa de incubação na Incamp
A BGEnergy é uma empresa recém entrante no Programa de Incubação na Incamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, está a apenas cinco meses no programa, que tem duração de até 3 anos. Durante esse tempo, a BGEnergy, pôde contar com mentorias, palestras, visitas técnicas aos parceiros da Incamp e apoio do time da incubadora para o desenvolvimento de seu modelo de negócios.
Ainda que sua presença no Parque Científico e Tecnológico seja recente, a criação da BGEnergy se deu em 2022 e foi norteada por três estudantes de pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos na Unicamp. São eles Ana Beatriz Barros Souza, que atua como diretora de inovação, Hélio Nunes de Souza Filho, como diretor-técnico, e Vitor Feitosa Riedel, à frente da diretoria-executiva.
Segundo a empresa, tanto a Inova Unicamp quanto a Incamp tiveram papel importante na vitória obtida no SNPTEE. “Agradecemos à Agência de Inovação Inova Unicamp e à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp pela parceria e apoio, assim como pelo aprendizado adquirido ao longo desta incubação”, informa a BGEnergy.