O ranking contemplou 17 startups do ecossistema empreendedor da Universidade, fomentado pela Inova Unicamp, sendo quatro delas residentes no Parque Científico e Tecnológico
Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Foto: Edgard Lourenço - 100 Open Startups
O Ranking 100 Open Startups 2024, que anualmente destaca as empresas mais atraentes para o mercado corporativo, contemplou 17 startups do ecossistema empreendedor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é fomentado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O Ranking é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups, plataforma de open innovation com foco no mercado da América Latina e que atua para promover e gerar negócios entre empresas e startups.
Entre as 17 empresas-filhas da Unicamp ranqueadas, quatro startups estão instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Universidade. São elas: Neuralmind, localizada no prédio Vértice; Desenvolve, no prédio Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB), Match IT e DPR Engenharia e Simulação, localizadas no prédio Núcleo, sendo esta última também graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). O Ranking mostra a diversidade de negócios gerados pelas startups que integram o ecossistema gerenciado pela Inova Unicamp, compreendendo diversas áreas, desde inteligência artificial (IA) até saúde e serviços imobiliários.
Dentre os ranqueados em categorias específicas, destacam-se as empresa-filhas Standout, que ficou na primeira posição na seção Top 10 Martechs (negócios voltados ao marketing com uso da tecnologia), na categoria Startups; e Fretadão, também na primeira posição na categoria ScaleUp da seção Top 10 Mobility (que atuam com soluções para transportes). Já no ranking geral da 100 Open Startups, não segmentado por área, a Standout ficou na 15ª colocação.
Ainda entre as primeiras posições, ficaram Desenvolve, em segundo lugar na seção Top 10 GovTechs (aplicação de tecnologia para gestão pública) da categoria Startups, Time Energy, em terceiro lugar na seção Top 10 Energy Techs (atuação no setor de energias limpas e renováveis) da categoria Startups, e Vixting Tecnologia em Saúde, com o terceiro lugar na seção Top 10 Health Techs (atuação na área de saúde) da categoria ScaleUp.
Startups confirmam diversidade do ecossistema da Unicamp
Para além das quatro diferentes áreas de atuação das startups nas primeiras posições, o Ranking confirma a diversidade de negócios desenvolvidos pelas empresas-filhas da Unicamp, com startups que atuam nas seguintes áreas: CleanTechs (uso de tecnologia limpa), BioTechs (uso da biotecnologia), ESGTechs (que atuam na área de governança ambiental, social e corporativa), Customer Service (tecnologia para área de atendimento ao cliente), Big Data (análise de dados), Inteligência Artificial (IA), FoodTechs (tecnologia aplicada à indústria de alimentos), Marketplace e Middle Market (empreendimentos de médio porte).
Confira todas as empresas-filhas da Unicamp que estão no Ranking 100 Open Startups (2024):
Desenvolve, 2º lugar em Top 10 GovTechs, categoria Startups
DPR Engenharia, 9º lugar em Top 10 CleanTech, categoria Startups
Evollo, 6º lugar em Top 10 Customer Service, categoria Startups
Fretadão, 1º em Top 10 Mobility, categoria ScaleUp
IA Sense, 9º lugar em Top 10 BioTech, categoria Startups
Incentiv, 4º lugar em Top 10 ESGTechs, categoria Startups, e 86º no Top 100 Open Startups, categoria geral
InQuesti, 8º lugar em Top 10 Big Data, categoria Startups
IQX Inove Qualyx, 8º lugar em Top 10 CleanTechs, categoria Startups
iSystems, 9º lugar em Top 10 Artifical Intelligence, categoria ScaleUp, e 71º em Top 100 Open Scaleups, categoria geral
Kasco P&D, 8º lugar em Top 10 Artificial Intelligence, categoria ScaleUp e 70º em Top 100 ScaleUP, categoria geral
Match IT, 6º na seção em Top 10 Marketplace, categoria Startups
NeuralMind, 6º lugar em Top 10 Artificial Intelligence, categoria Startups
Noviga Partner, 10º lugar em Top 10 FoodTechs, categoria Startups
Quinto Andar, 31º lugar em Top 50 Middle Market, categoria geral
Standout, 1º lugar em Top 10 Martechs, categoria Startups, e 15º em Top 100 Open Startups, categoria geral
Time Energy, 3º lugar em Top 10 Energy Techs, categoria Startups
Vixting Tecnologia em Saúde, 3º lugar em Top 10 Health Techs, categoria ScaleUp
Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de open innovation com startups, o Ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina. Conheça mais sobre a premiação e acesse o Ranking completo aqui.
Em outubro, a lista 100 Startups to Watch 2024, organizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, também contemplou cinco empresas-filhas da Unicamp: Apexzymes, na categoria Indústria, Ehrena, Epistemic e Onkos Diagnósticos Moleculares na seção de Saúde e Bem-estar, e, novamente, a Incentiv, no segmento Impacto. Saiba mais sobre essas empresas aqui.
Ecossistema empreendedor da Unicamp
São vários os empreendimentos que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp, fomentado pela Inova Unicamp. A Agência de Inovação da Universidade realiza anualmente o mapeamento das empresas-filhas da Unicamp e produz conteúdos e eventos voltados à integração dessa comunidade empreendedora.
Podem fazer parte desse ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou criadas a partir de uma tecnologia ou conhecimento desenvolvido na Universidade, as chamadas empresas spin-off.
Para saber mais sobre o ecossistema de empreendedorismo da Unicamp e conhecer o Unicamp Ventures, a rede de relacionamento formada pelas empresas-filhas da Unicamp, clique aqui.