A Agência de Inovação Inova Unicamp, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) promoveram, na terça-feira (23), um evento presencial, em Campinas, que abordou os caminhos para a Internacionalização de Startups.
O encontro aconteceu no auditório do Anexo, situado em um dos seis prédios do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, e contou com a presença de nomes relevantes do mercado de exportação e internacionalização, como Olavo Furtado, monitor do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação PEIEX Campinas, uma parceria entre a ApexBrasil e a Facamp; e Giacomo Guarnera, presidente da Promo Brasile Italia, associação que promove relações econômicas entre o Brasil e a Itália por meio de sua rede de associados.
O objetivo do evento organizado em parceria com a Facamp e a Promo Brasile Italia foi apresentar oportunidades de internacionalização para startups brasileiras que buscam conhecimento e networking qualificado para expandir o campo de atuação de seus produtos e serviços com parcerias.
Em duas horas de bate-papo, os palestrantes abordaram a importância da internacionalização de negócios para quem busca crescer e se destacar no mercado global. O evento ofereceu aos participantes valiosas informações e estratégias para ingressar no mercado europeu e levar seus negócios para o próximo nível.
A abertura do encontro foi realizada pela diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, que trouxe um panorama das atividades realizadas pela Agência de Inovação da Unicamp. Na sequência, Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, abordou questões referentes ao Parque Científico e Tecnológico e à Incamp, apresentando empresas instaladas e incubadas.
Qualificação especializada
A APEX Brasil possui expertise em fornecer know-how especializado para empresários que desejam expandir seus negócios por meio de parcerias e investimentos no exterior. Durante o debate, foram apresentadas as etapas necessárias para alcançar a internacionalização. Segundo Olavo Furtado, "internacionalizar é uma decisão estratégica" que exige ação imediata, como a busca pela qualificação.
Com a ajuda da PEIEX Campinas, os empreendedores podem ter acesso a conhecimentos especializados e se preparar para enfrentar os desafios desse mercado em constante evolução. De acordo com o palestrante, o programa de qualificação conta com mais de 30 núcleos no Brasil e segue em expansão territorial visando atender às necessidades de startups em todo país.
Conexão Campinas-Milão
Durante o evento, foram apresentadas orientações sobre o que fazer e como fazer para iniciar um processo de internacionalização de forma correta. Além disso, foi destacada a possibilidade real de construir conexões no mercado italiano através da Promo Brasile-Italia, associação sem fins lucrativos que surgiu em Milão em janeiro de 2020, graças a uma iniciativa conjunta de empresas italianas e brasileiras.
Giacomo Guarnera, presidente da Promo Brasile Italia salientou a vocação de Campinas como um polo de inovação no Brasil, assim como Milão - metrópole na região da Lombardia ao norte da Itália - é para a Itália. “É fundamental que os empreendedores brasileiros entendam a importância de conectar culturas e gerar novos negócios".
Nesse sentido, os participantes do evento, muitos dos quais têm startups incubadas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprender caminhos para se internacionalizar e estabelecer contatos qualificados no mercado italiano e internacional para negócios futuros.
Confira a galeria de fotos do evento Internacionalização para Startups.