Texto: Leonardo Scramin Florindo | Foto: CQMED Unicamp.
O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, realizou, no dia 13 de abril, um workshop sobre os modelos de financiamento oferecidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
A abertura foi realizada por Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp, e por Lívia Bernardes, gestora dos programas de inovação do SEBRAE Campinas.
O evento apresentou a atuação da EMBRAPII, que financia projetos de inovação de demandas das empresas com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) públicas e privadas que estejam credenciadas para colaborar para o setor empresarial ser mais competitivo. As parcerias ocorrem por meio de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com foco nas demandas empresariais e compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação por meio da pesquisa.
Bernardo Ignarra, gestor de indústria do SEBRAE São Paulo, explicou que o modelo de financiamento e apoio EMBRAPII é tripartite entre o SEBRAE, EMBRAPII e a empresa. Isso permite mais agilidade, flexibilidade e baixa burocracia, garantindo redução do risco e do custo para a empresa que negocia e aprova o projeto de P&D diretamente com a Unidade EMBRAPII parceira. O fluxo de submissões é contínuo e sem a necessidade de edital em três modalidades de projetos: Desenvolvimento Tecnológico (DT), Encadeamento Tecnológico (ET) e Aglomeração Tecnológica (AT). Saiba mais diretamente com a Unidade EMBRAPII.
Todo o recurso do SEBRAE aportado nos projetos deverá ser revertido em benefício do microempreendedor individual (MEI), microempresa/empresa de pequeno porte (MPE) ou empresa nascente (startup) e deverá ser contabilizado como aporte dessas empresas no desenvolvimento do projeto.
Na Unicamp, o Centro de Química Medicinal (CQMED) foi credenciado como Unidade EMBRAPII de Inovação em Fármacos em 2017 e realiza projetos com a indústria farmacêutica na área de desenvolvimento de fármacos e tecnologias relacionadas a química medicinal.
Parceria PUC Campinas e Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
O evento também contou com a participação de Ralph Robert Heinrich, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC Campinas, que apresentou a parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
Trata-se do Mescla, um espaço promovido pela PUC Campinas com objetivo de estimular atividades de inovação e empreendedorismo junto ao Laboratório de Fabricação Digital.
“Essa parceria vai permitir que os alunos da Puc Campinas possam interagir com nossas empresas hospedadas no Parque da Unicamp e que nossas empresas possam interagir com o espaço Mescla”. - comenta Mariana Zanatta Inglez.
O Mescla Coworking garante o suporte necessário para que empreendedores e startups desenvolvam e consolidem seus projetos e atividades. Composto de um espaço de trabalho e de colaboração com serviços e soluções integrados que facilitam a implementação de todo o projeto, da ideia inicial até o mercado.
Além disso, o Ecossistema de Mescla conecta empreendedores, grandes empresas, investidores e todos aqueles interessados em discutir e gerar inovação.