Na extremidade esquerda, dois sacos pequenos de pano com o logo da S Cosméticos do Bem; na extremidade direita, embalagens dos produtos desenvolvidos pela S Cosméticos do Bem Fim da descrição.
Com a proposta de produtos desenvolvidos por meio de uma cadeia produtiva ambientalmente sustentável de ponta a ponta, a startup S Cosméticos do Bem lança linha completa para limpeza, cuidados e rejuvenescimento de pele

Texto: André Gobi - Inova Unicamp | Fotos: Divulgação S Cosméticos do Bem

Em 2011, ao perceber uma necessidade de mercado por produtos cosméticos desenvolvidos a base de insumos mais naturais, Soraya El Khatib, egressa do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas, fundou a S Cosméticos do Bem. A startup foca em produtos cosméticos ambientalmente sustentáveis a partir de uma cadeia produtiva que preza pela redução do impacto ambiental por meio de uma tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.

A S Cosméticos do Bem é empresa-filha da Unicamp que se graduou na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, e está completando 13 anos de atividade.

Para comemorar a importante data, a empresa lançou dois novos produtos no mercado, o Creme Facial Pró-Idade e a Espuma Facial Pró-Idade, também desenvolvidos a partir da tecnologia gerada na Unicamp, que se juntam ao Sérum Facial, lançado em 2020. A celebração de aniversário e de lançamento dos produtos foi realizada no prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

De acordo com El Khatib, fundadora, CEO da empresa e egressa da Unicamp, os novos produtos tiveram 100% de aprovação entre os voluntários que já os testaram. Um feito inédito no mercado de cosméticos, segundo a empreendedora.

“Agora temos também o nosso creme, que vem para potencializar o sérum no tratamento da pele, com resultados inéditos em termos de equilíbrio e hidratação da pele. E também temos a espuma que potencializa a hidratação de forma significativa, com inédita aceitação em questões de textura, fragrância e outros atributos”, comenta.

Atualmente, o portfólio de produtos da empresa conta com esses três os produtos lançados, que integram a linha Biotech S, mas, segundo a CEO da empresa, até o início de 2025 o leque de cosméticos ofertados crescerá significativamente, pois devem ser apresentados mais seis novos produtos.

Soraya El Khatib mostrando os produtos desenvolvidos pela S Cosméticos do Bem Fim da descrição.
Soraya El Khatib, egressa do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e fundadora da S Cosméticos do Bem, apresentando a nova linha de produtos desenvolvidos pela empresa. Foto: Divulgação S Cosméticos do Bem.

Linha completa para limpeza de pele com tecnologia verde da Unicamp

Os produtos da linha Biotech S são desenvolvidos para atuarem na regeneração celular e longevidade da pele. Seu principal ativo é 100% natural, obtido a partir de extratos da Artemisia annua, planta cujos princípios ativos são comumente usados na indústria farmacêutica.

Regina Comar, gestora de sustentabilidade da S Cosméticos do Bem, explica que a espuma e o creme são complementares ao sérum, proporcionando um processo completo de skincare, com mais limpeza e estímulos à produção de colágeno. Além disso, a linha de cosméticos não se restringe a idades ou peles com algum problema específico.

“A nova linha Biotech S traz um conceito de pro-idade, ou seja, pode ser usado por pessoas de qualquer idade, desde o adolescente que está começando a ter acne, até uma pessoa com mais 80 anos de idade, que já está mais preocupada com linhas de expressão e outros tratamentos para a pele”, explicou Comar.

Tanto El Khatib quanto Comar fazem questão de ressaltar a tecnologia verde desenvolvida na Unicamp e aplicada nos produtos da empresa, assim como a abordagem sustentável adotada pela empresa em toda sua cadeia produtiva, sob o conceito Farm to Face (da fazenda ao rosto), desde o campo até a entrega dos produtos. Entre essas medidas, estão o uso de matérias-primas provenientes de plantações sem agrotóxicos, upclycling (reaproveitamento) de materiais, nenhum tipo de teste realizado em animais e o ecodesign de suas embalagens.

“Trabalhamos com indicadores de sustentabilidade na cadeia produtiva de ponta a ponta, procuramos minimizar a geração de resíduos em todas as nossas ações, nossa tecnologia não emite carbono no meio ambiente”, enfatiza a CEO.

Relação com a Inova Unicamp

A S Cosméticos do Bem tem uma relação estreita com a Unicamp. A tecnologia usada em seus produtos foi desenvolvida na Universidade e a Agência Inova Unicamp desenvolveu a estratégia da relação Universidade-Empresa. Além disso, a empresa se graduou na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Inova.

Soraya El Khatib foi a vencedora do Prêmio Empreendedor(a) do Ano da Unicamp em 2021, premiação organizada pela Inova Unicamp. Para a empreendedora, o reconhecimento recebido com a premiação foi um fator determinante de que a empresa estava no caminho certo.

“Eu só posso agradecer à Inova por todo o apoio que tem nos prestado nessa jornada. Esperamos avançar e trazer ainda mais resultados para a Universidade e poder retribuir tudo que a Inova fez pela S Cosméticos do Bem”, enfatiza El Khatib.