Crescimento geral em 2023 foi de 19% entre startups e incubadas
Texto: Redação Hora Campinas | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp
O grupo de startups instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp fechou o ano de 2023 com o maior faturamento em valores, um montante de R$ 79,7 milhões de. Já o segmento de empresas incubadas teve a maior alta em relação ao ano anterior, de 130%, com um faturamento de 2,3 milhões de reais. No geral, o faturamento das empresas incubadas e startups do Parque cresceu 19,25%, chegando aos R$ 82 milhões.
Os dados são da Agência de Inovação Inova Unicamp, com base no Relatório de Atividades do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).
Outro indicador de crescimento destacado no relatório foi a taxa de ocupação. O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp atingiu a marca inédita de 60 empresas instaladas e incubadas no ecossistema em 2023. O número de empresas incubadas no programa de incubação da Incamp teve um aumento recorde (76,5%), passando de 17 em 2022 para 30 em 2023.
Acima da média de sucesso
Um número inédito divulgado no relatório diz respeito à taxa de sucesso das empresas graduadas na Incubadora da Unicamp, gerida pela Inova Unicamp, que supera significativamente a média nacional.
Das 63 empresas graduadas na Incamp, desde sua criação em 2001, 38 continuam ativas: uma taxa de continuidade de 60%. No Brasil, metade das startups morre em um tempo aproximado de 4 anos e após 13 anos apenas 25% continuam ativas, de acordo com a Fundação Dom Cabral.
O destaque é ainda maior quando consideradas as empresas deeptechs, chegando a 77% de sucesso entre as graduadas da Incamp. As empresas deeptechs são aquelas baseadas em conhecimento científico, que desenvolvem tecnologias complexas e dependem de mais pesquisa antes de colocar a solução no mercado.
O professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, afirma que o crescimento do Parque em números é um reflexo do ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo cultivado no ecossistema.
“Os indicadores positivos demonstram que o ambiente e as ações do Parque Científico e Tecnológico e pela Incubadora da Unicamp promovem conexões que estimulam novos negócios e parcerias. Em 2023, as startups e incubadas relataram terem atingido 16 mil novos clientes em 48 mercados espalhados por mais de 360 cidades do Brasil e do exterior”, comenta Lopes.
Uma das empresas que puxaram esse número foi a Autocoat, startup especializada em técnicas de solution coating para deposição de filmes finos em escala de laboratório. Em menos de quatro anos de existência, a startup, graduada no programa de incubação da Incamp em 2023, já conquistou a marca de 1 milhão de reais de faturamento, com o fechamento de parcerias internacionais com a empresa alemã MBRAUN.