search
Representantes das empresas incubadas na Incamp e equipe da Inova Unicamp posam, em pé, para foto em escada na área externa do prédio Núcleo. Fim da descrição.
Durante o evento de conexão foi apresentado o cronograma de atividades para o primeiro semestre de 2025. Também foram premiados os empreendimentos que se destacaram em 2024.

 

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

No dia 05 de fevereiro, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que integra o Parque Científico e Tecnológico da Universidade, ambos sob gestão da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou um encontro com empreendimentos incubados em seu programa de incubação para marcar o início das atividades de 2025, além de premiar as empresas que se destacaram durante o último ano. 

O encontro foi realizado no auditório do prédio Núcleo, no Parque da Unicamp, onde foi apresentado o cronograma de atividades previstas para o primeiro semestre do ano, que inclui palestras, workshops, visitas técnicas, mentorias, entre outras ações que visam impulsionar o  empreendedorismo tecnológico e contribuir para o desenvolvimento das empresas incubadas.

Durante o encontro, foram destacados alguns dos principais reconhecimentos conquistados pela Incamp. Entre eles, o nível máximo de certificação concedido pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) e o credenciamento da Incubadora junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), que abre novas oportunidades de parcerias para os empreendimentos incubados, permitindo a prestação de serviços de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação para grandes empresas que se beneficiam da Lei da Informática.

“É muito gratificante ver como esses empreendimentos ganham maturidade dentro do programa de incubação da Incamp. Entre os diversos profissionais que vemos nas empresas incubadas, muitos são acadêmicos em sua origem, que vieram de laboratórios, e estão se tornando grandes empreendedores, transformando conhecimentos  desenvolvidos dentro da Unicamp e ideias em negócios”, ressaltou Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na Inova Unicamp.

Na ocasião, também foram apresentadas a comunidade formada pelos empreendimentos que estão no programa de incubação e a rede de parceiros e investidores do Parque Científico e Tecnológico, composta por organizações nacionais e internacionais, que contribuem para o crescimento e sucesso dos negócios que fazem parte do ecossistema empreendedor fomentado pela Inova Unicamp. 

Premiação para empresas destacadas

O evento também foi marcado pela premiação das empresas incubadas que se destacaram no ano de 2024. O reconhecimento foi realizado de acordo com cada um dos cinco eixos (empreendedor, capital, tecnologia, gestão e mercado) definidos pelo Cerne em que as empresas devem se desenvolver de forma plena. 

No eixo empreendedor, a premiada foi a Sofien, empresa residente no prédio Núcleo do Parque Científico da Unicamp, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de máquinas e equipamentos agroindustriais. No eixo capital, a STS Científica, que atua na área farmacêutica, recebeu o reconhecimento. 

A MK Fotônica foi premiada pelo desempenho no eixo tecnologia. A startup atua com sensoriamento óptico para a indústria de energia. No eixo gestão, a empresa premiada foi a Tieta, que atua com inteligência artificial focada em Processamento de Linguagem Natural (NLP). As duas deep techs residem no prédio Núcleo.

No eixo mercado, o destaque foi a Singular Seeds, que recebeu a premiação durante o evento Encontro com Investidores, promovido pelo Parque da Unicamp e pela Incamp em dezembro de 2024. Na ocasião, a empresa também recebeu seu certificado de graduação no programa de incubação da Incamp. 

Destaque do ano em todos os eixos

Luciana Silva, Mariana Zanatta Inglez, Lucas Fonseca e Vital Yasumaru posam para foto durante premiação. Fim da descrição.
Luciana Silva, Mariana Zanatta Inglez e Vital Yasumaru, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, juntos de Lucas Fonseca, sócio-fundador da APEXzymes. Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp.

Além das empresas premiadas por eixo individualmente, a APEXzymes recebeu o prêmio de destaque do ano por ter se sobressaído em todos os eixos. A startup desenvolve tecnologias para a produção industrial de fertilizantes e de enzimas aplicadas nos setores de biocombustíveis e alimentício. Para Lucas Fonseca, sócio-fundador do empreendimento, a premiação é uma validação do trabalho que vem sendo realizado.

“É uma honra receber este prêmio concedido pela Inova Unicamp. Reconhecemos a excelência das empresas presentes no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, e esta distinção valida que estamos trilhando o caminho certo para o sucesso da APEXzymes”, destacou o empreendedor. 

Fonseca também destacou a importância da Agência de Inovação da Unicamp e da Incamp no processo de desenvolvimento da empresa, salientando a credibilidade que o programa de incubação da Incubadora da Unicamp confere à startup, o que segundo ele contribui para solidificar cada vez mais o negócio. 

“A Inova Unicamp e a Incamp têm sido parceiras essenciais para o nosso crescimento. Desde o suporte na elaboração dos primeiros pitches até a disponibilização de espaço físico para o desenvolvimento do nosso futuro laboratório. Além disso, nos ajudaram a ampliar nossa rede de contatos com investidores e potenciais clientes. Vale ressaltar que o selo de aprovação no programa de incubação agrega credibilidade à APEXzymes e tem contribuído para a aprovação dos nossos projetos junto às agências de fomento”, ressaltou o empreendedor.

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) são gerenciados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O Parque Científico da Unicamp trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Essa grande rede de talentos funciona como catalisadora de novas ideias e negócios, criando um importante elo entre o ambiente acadêmico e o mercado, e facilitando a colaboração com a Unicamp. 

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) integra esse ecossistema por meio de seu Programa de Incubação de empresas, que oferece apoio e mentoria de profissionais, por até três anos, além de oportunidades de networking para empreendimentos em estágios iniciais. Conheça mais sobre as empresas instaladas no Parque Científico da Unicamp, incubadas e graduadas na Incamp em: parque.inova.unicamp.br/comunidade/.