Foto e texto: Marina Nania

Na manhã da última quarta-feira, dia 13 de Agosto, as empresas incubadas da Unicamp tiveram a oportunidade de participar de um Workshop sobre Funding promovido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp). Realizado em parceria com o Núcleo Softex Campinas – entidade que incentiva a produção e comércio do software brasileiro e fomenta o desenvolvimento sustentado de empresas de tecnologia na região de Campinas – o evento contou com a presença do coordenador executivo Edvar Pera Júnior e do diretor adjunto Luciano de Assis. Estavam presentes representantes das empresas atualmente incubadas na Incamp, assim como alguns empreendedores de empresas já graduadas.

Dando início à discussão, Pera Júnior traçou o panorama geral do processo de obtenção de recursos para os empresários, salientando a importância do planejamento prévio na produção de uma proposta de negócio. O coordenador executivo apontou as principais diferenças entre três tipos de funding – financiamento privado, financiamento público e subvenção – orientando os empreendedores quanto às especificidades de cada uma delas e como elas devem ser exploradas em seus projetos. Ele abordou, ainda, as particularidades de cada um dos editais de fomento de maior
procura. Em seguida, Luciano de Assis subiu ao palco para falar sobre a estruturação de um novo negócio, apresentando metodologias que norteiam seu planejamento.

Durante a tarde, Assis e Pera Júnior receberam as equipes das empresas incubadas para uma conversa individual, na qual os incubados tiveram a chance de tirar dúvidas e ser assessorados na busca de recursos com maior especificidade. Na opinião de Iara Ferreira, gerente da Incamp, o evento alcançou as expectativas da incubadora ao trazer luz à importância de um modelo de negócios bem pensado no processo de captação de recursos. “É importante que o empreendedor tenha uma visão sistêmica de todos os pontos de sua empresa – tanto de sua base tecnológica quanto da gestão,” aponta.