A imagem mostra, da esquerda para a direita, Vital Yasumaru Supervisor de Empreendedorismo e Incubadora da Agência de Inovação da Unicamp; Mariana Zanatta Inglez Coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação; e Luciana Silva Analista de Ambiente de Inovação. Os três estão segurando o documento de certificação de nível máximo da Incamp. Fim da descrição.
A Incamp recebeu em Brasília o nível 4 da certificação de boas práticas de incubação chamado Cerne, que atesta o sistema de gestão da inovação

Texto: Leonardo Scramin Florindo | Fotos: Luciana Silva - Inova Unicamp

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), recebeu a certificação do selo nível 4 de maturidade na gestão de incubadoras, por atingir o nível máximo de boas práticas em incubação.

A certificação como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) é oferecida pelo Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e atesta o modelo de maturidade da capacidade da incubadora em gerar empreendimentos bem sucedidos impactando o ambiente, com geração de resultados e posicionamento global.

“Recebemos a notícia de que a Incamp foi certificada ao nível mais elevado com muita satisfação. É o reconhecimento de todo o trabalho de planejamento, agregação de valor e monitoramento para o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica, realizado pela Inova Unicamp.  A certificação vem para fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor da Unicamp e as suas parcerias internacionais”, comemora a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp.

O CERNE é uma iniciativa da Anprotec e do SEBRAE para determinar boas práticas a serem adotadas em diversos processos, que estão associados a níveis de maturidade.

• Cerne 1: A Incubadora é capaz de prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios;
  • Cerne 2: A Incubadora promove uma gestão efetiva do ambiente de inovação como uma organização;
  • Cerne 3: A Incubadora estabeleceu uma rede de parceiros, com objetivo de ampliar a probabilidade de sucesso dos empreendimentos apoiados;
  • Cerne 4: A Incubadora possui maturidade suficiente para consolidar seu sistema de gestão da inovação.

O nível 4 reconhece que a Incubadora possui maturidade suficiente para consolidar seu sistema de gestão da inovação. Com isso, além de gerar empreendimentos inovadores e gerir de forma efetiva a organização, a Incubadora mantém uma boa relação com as graduadas, com práticas bem definidas de graduação e operacionalização, e possui bem estruturado o planejamento de comunicação e marketing para a sociedade. A Incubadora passa a gerar inovações em seus próprios processos, segundo definição da Anprotec.

Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de empreendedorismo e ambientes de inovação da Inova Unicamp, também destaca que “a certificação de nível mais elevado no Cerne 4, que atesta as atividades de internacionalização e o posicionamento global da Incubadora, reconhece a Incamp como um braço importante do desenvolvimento local, nacional e internacional, gerando resultados efetivos de inovação e sustentabilidade, agregando valor ao desenvolvimento local”.

Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de empreendedorismo e ambientes de inovação da Inova Unicamp, e Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo da Inova Unicamp e da Incamp, durante a 33º Conferência Anprotec

O anúncio da nova certificação aconteceu durante a 33º Conferência Anprotec, realizada em Brasília (DF), que teve como tema “Inovação e Sociedade: Tecnologias Emergentes e a Transformação do Empreendedorismo”, e que reuniu representantes do ecossistema brasileiro de empreendedorismo e inovação.

“Celebramos aqui as boas práticas em todos os processos da Incamp, desde a Pré-incubação, a Incubação até a Graduação das empresas, com destaque para a geração de impacto com resultados efetivos, com a sensibilização de diversos atores”, destaca Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo da Inova Unicamp e da Incamp.

Programa de Incubação da Unicamp

Empresas com ideias ou projetos de base tecnológica, em fase embrionária ou em início de suas operações, podem participar do Programa de Incubação e receber mentorias e apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) por até três anos.

• Fase 1 - Pré-incubação: É a etapa para amadurecimento de ideias, produtos e tecnologias. Nesta etapa, normalmente, o empreendedor ainda não apresenta expertise empreendedora.
  • Fase 2 - Incubação: É a etapa em que o empreendedor, durante até três anos, recebe as condições necessárias para desenvolver o produto e a tecnologia para, depois, levá-los ao mercado. Durante a incubação, ocorre também o “matching” entre a empresa e o cliente. Representa o momento de “colocar a mão na massa”.
  • Fase 3 - Graduação: É a etapa final, ou seja, quando seu negócio está pronto para desbravar o mercado, sua empresa estará graduada no processo de incubação.

Saiba mais aqui!